Quando uma criança está no ventre de sua mãe, meses antes de nascer, já há expectativas sobre quem ela será após a sua chegada neste mundo. Na verdade, muito antes disso. Por vezes na adolescência e/ou início de vida adulta, quando o futuro pai e mãe começam a projetar ter um filho, eles já criam expectativas sobre essa futura criança. Já se imaginam vivendo algumas histórias, baseados muitas vezes naquilo que viveram em suas famílias ou que não tiveram a oportunidade de realizar e pensam que os filhos poderão fazer.

Lidando com as expectativas

Há expectativas por parte dos pais, dos irmãos, tios e avós, de todos. Todos esperam algo da criança: que ela seja saudável, com energia, inteligente, bonita. Ou que vá bem na escola, cresça, trabalhe, viaje, se case, tenha filhos um dia. Muito se espera da criança, antes mesmo dela poder escolher se irá querer ou não fazer todas essas coisas.

Quando as crianças nascem, vão se desenvolvendo e não necessariamente tudo acontece como se esperava. É comum que aconteça frustração por parte dos adultos à sua volta. Lidar com um filho diferente daquele que se projetou é um desafio da parentalidade. 

Não aprendeu a andar tão rápido, demorou para falar, não gosta da escola, é tímido. As crianças são medidas, muitas vezes com a régua da expectativa alheia e não com base no seu próprio tempo de desenvolvimento. Afinal o que é ser a criança perfeita? É ser o filho que os pais esperam? E quais as potencialidades desta criança que por vezes fica desfocada?

Projeções familiares podem impactar toda uma vida

Acontece que muitas vezes, os pais focam tanto naquilo que eles esperam desse filho, que eles os pressionam para seguir o projeto já construído. Muitos filhos, buscando conquistar o amor paterno incondicional, por vezes, abrem mão de seus desejos para viver o que os pais querem. Às vezes os filhos se jogam em jornadas que não lhe trazem felicidade para fazerem os pais felizes. 

É importante respeitar o tempo e a maneira de ser de seu filho. Apoiá-lo em suas qualidades e aceitá-lo do jeito que ele é, pois ele percebe as expectativas que lhe são impostas e muitas vezes sofre por não alcançá-las ou por perceber que deseja coisas diferentes dos pais. Os filhos (apesar de muitos acharem que sim) não são extensões dos pais, são pessoas separadas, que muitas vezes irão trilhar um caminho diferente dos pais e precisam ser respeitadas em sua singularidade.

Os pais devem filtrar aquelas expectativas que são desejos seus inconclusos e buscarem alcançar eles por si mesmos e não delegarem essa responsabilidade na próxima geração. Desta forma você evitará que as expectativas que você deposita em seu filho prejudiquem o desenvolvimento emocional e psíquico dele.

Filhos trilham seus próprios caminhos

Os pais querem sempre que os filhos sejam felizes, mas por vezes já lhe entregam uma receita pronta dessa suposta felicidade. Pais e mães leitores: a maior preciosidade da vida é cada qual poder ser e escolher fazer aquilo que tem vontade e ser aceito por seus familiares assim. Não desenhe a felicidade do seu filho baseado nos seus padrões, mas os ajudem a construir eles mesmos os seus próprios caminhos. Eles vão crescer como adultos mais confiantes, com auto estima preservada e mais saudáveis emocionalmente e aí sim você terá cumprido efetivamente sua tarefa como pais. 

Até breve,
Tamara do Nascimento
Psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.