Soneca é importante

No post anterior conversei com vocês leitores sobre a questão do sono das nossas crianças. Falei sobre a quantidade necessária de sono e como organizar a rotina do sono para que a criança possa relaxar e ter um bom dia. Hoje conversaremos sobre a soneca. Quando nossa criança é um bebê não temos dúvida de que algumas sonecas ao longo do dia são importantes para que ela possa se organizar física e cognitivamente. Mas quando elas vão crescendo, normalmente após os 3 anos nós passamos a nos questionar: será que a minha criança precisa ainda dormir de dia?

É considerado soneca todo sono realizado ao longo do dia que dura de 20 minutos a uma hora. Os estudos mostram que dormir no período da manhã e a tarde mesmo após os 3 anos continua sendo importante para o desenvolvimento de nossos pequenos. Para a maioria das crianças a ausência dessa soneca é motivo para modificação de comportamento passando a mesma a apresentar: irritabilidade, ansiedade, distração, desinteresse nas atividades, dificuldade de resolver problemas.

O tempo da soneca pode variar de criança para criança. Normalmente até os 3 meses de vida o bebê praticamente só acorda para mamar, passando a maior parte do tempo dormindo. Depois dessa idade, por ele começar a ficar mais perceptível ao ambiente e as pessoas passa a ficar mais tempo acordado.

Até os 2 anos duas sonecas são importantes, uma pela manhã por volta das 10:30h, esta irá preparar a criança para conseguir estar relaxada para o almoço estando com mais apetite e outra por volta das 14h antes das atividades da tarde. Após os 2 anos e se mantendo até o final dos 3 anos a soneca passa a acontecer apenas uma vez ao dia, com duração de uma hora.   Não é interessante que a criança durma após as 16h para não atrapalhar o sono da noite. Aos 4 anos a criança normalmente já não apresenta mais a necessidade dessa soneca.

Caso a criança ultrapasse uma hora, vá abrindo as cortinas, coloque uma música calma para que ela vá aos poucos despertando. Lembre-se essa soneca tem a função apenas de fazer a criança recarregar sua energia física e mental. Ela não deve durar a manhã ou a tarde toda.

A quantidade de sonecas varia conforme a criança e o tempo de vida que ela tem, mas normalmente segue o padrão abaixo:

– De 01 a 03 meses – 4 a 5 sonecas por dia (mamam por livre demanda e acordam geralmente para serem alimentados)

– De 03 a 04 meses – 3 a 4 sonecas

– De 5 a 08 meses – 3 sonecas

– De 9 a 15 meses – 2 sonecas

– De 16 a 18 meses – 1 a 2 sonecas

– De 18 meses até 3 ou 4 anos – 1 soneca

Essa soneca não precisa ser no quarto. Pode ser em um lugar aconchegante, apenas perceba se a criança está confortável. Porém a soneca também precisa de rotina, no mínimo que elas sejam feitas no mesmo horário todos os dias.

Outra dúvida é quanto à soneca na escola. Já me deparei com escolas que permitem que a criança durma por muito tempo. Isso não me parece saudável. A escola deve ter um lugar preparado para a soneca, colchões em algum cantinho da sala, por exemplo, e deve seguir a mesma regra da casa. O tempo varia muito de escola para a escola. A soneca da manhã acontece por volta das 9h e vai até as 10:30 e a soneca depois do almoço começa normalmente as 12horas e vai até às 13:30 horas para crianças de 3 a 5 anos.  

Independente de a soneca ser realizada em casa ou na escola o que deve se primar é pelo conforto da criança e pelo tempo. Que não seja demais e nem de menos, que seja restaurador, pois este é o objetivo.

Boa soneca a todas as crianças!

Fabiane Klann Baptistoti

Fonoaudióloga Clínica

Compartilhe isso:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *