Você já se deparou com aquele momento depois do almoço em que sente uma vontade imensa de deitar e tirar o famoso cochilo? Todos nós não é mesmo já passamos por esse momento. Com nossas crianças não é diferente. Mas do que trata a soneca infantil?

No post anterior conversei com vocês leitores sobre a questão do sono das nossas crianças. Falei sobre a quantidade necessária de sono e como organizar a rotina do sono para que a criança possa relaxar e ter um bom dia. Hoje conversaremos sobre a soneca. Quando nossa criança é um bebê não temos dúvida de que algumas sonecas ao longo do dia são importantes para que ela possa se organizar física e cognitivamente. Mas quando elas vão crescendo, normalmente após os 3 anos nós passamos a nos questionar: será que a minha criança precisa ainda dormir de dia?

O que é soneca?

É considerado soneca todo sono realizado ao longo do dia que dura de 20 minutos a uma hora. Os estudos mostram que dormir no período da manhã e a tarde mesmo após os 3 anos continua sendo importante para o desenvolvimento de nossos pequenos. Para a maioria das crianças a ausência dessa soneca é motivo para modificação de comportamento passando a mesma a apresentar: irritabilidade, ansiedade, distração, desinteresse nas atividades, dificuldade de resolver problemas.

O tempo da soneca pode variar de criança para criança. Normalmente até os 3 meses de vida o bebê praticamente só acorda para mamar, passando a maior parte do tempo dormindo. Depois dessa idade, por ele começar a ficar mais perceptível ao ambiente e as pessoas passa a ficar mais tempo acordado.

Até os 2 anos duas sonecas são importantes, uma pela manhã por volta das 10:30h, esta irá preparar a criança para conseguir estar relaxada para o almoço estando com mais apetite e outra por volta das 14h antes das atividades da tarde. Após os 2 anos e se mantendo até o final dos 3 anos a soneca passa a acontecer apenas uma vez ao dia, com duração de uma hora.   Não é interessante que a criança durma após as 16h para não atrapalhar o sono da noite. Aos 4 anos a criança normalmente já não apresenta mais a necessidade dessa soneca.

Caso a criança ultrapasse uma hora, vá abrindo as cortinas, coloque uma música calma para que ela vá aos poucos despertando. Lembre-se essa soneca tem a função apenas de fazer a criança recarregar sua energia física e mental. Ela não deve durar a manhã ou a tarde toda.

Quantidade de soneca x idade

A quantidade de sonecas varia conforme a criança e o tempo de vida que ela tem, mas normalmente segue o padrão abaixo:

IDADE NÚMERO DE SONECA
De 1 a 3 meses 4 a 5 sonecas por dia
De 3 a 4 meses 3 a 4 sonecas por dia
De 5 a 8 meses 3 sonecas por dia
De 9 a 15 meses 2 sonecas por dia
De 16 a 18 meses 1 a 2 sonecas por dia
De 18 até 3 ou 4 anos 1 soneca por dia

 

Essa soneca não precisa ser no quarto. Pode ser em um lugar aconchegante, apenas perceba se a criança está confortável. Porém a soneca também precisa de rotina, no mínimo que sejam feitas no mesmo horário todos os dias.

E a soneca na escola?

Outra dúvida é quanto à soneca na escola. Já me deparei com escolas que permitem que a criança durma por muito tempo. Isso não me parece saudável. A escola deve ter um lugar preparado para a soneca, colchões em algum cantinho da sala, por exemplo, e deve seguir a mesma regra da casa. O tempo varia muito de escola para a escola. A soneca da manhã acontece por volta das 9h e vai até as 10:30 e a soneca depois do almoço começa normalmente as 12horas e vai até às 13:30 horas para crianças de 3 a 5 anos.  

Enfim percebemos que a soneca é algo positivo para todos nós ainda mais para nossas crianças que estão com o desenvolvimento a todo vapor.

Independentemente de a soneca ser realizada em casa ou na escola o que deve se primar é pelo conforto da criança e pelo tempo. Que não seja demais e nem de menos, que seja restaurador, pois este é o objetivo.

Boa soneca a todas as crianças!

Até breve,

Fabiane Klann Baptistoti

Fonoaudióloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.