Muitas dúvidas ainda surgem quando vemos nossa criança com alguma dificuldade de aprendizagem. Nessas horas é necessário um profissional da área para auxiliar e orientar a melhor maneira de lidar com cada dificuldade.
A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o aprendizado, como as pessoas aprendem. Nessa perspectiva, a avaliação neuropsicopedagógica auxilia no rastreamento dos processos e mecanismos de aprendizagem da criança, adolescente e adulto.
E quando devo procurar uma neuropsicopedagoga? Quando observar alguns sinais, sendo eles:
Ø Atraso no desenvolvimento global;
Ø Aquisição lenta do vocabulário;
Ø Desorganização geral na folha (orientação espacial);
Ø Baixo rendimento escolar;
Ø Falta de interesse nos estudos;
Ø Dificuldade raciocínio lógico;
Ø Falta de atenção e concentração;
Ø Dificuldade para interpretar o que lê;
Ø Entre outros.
Essa avaliação não serve apenas para identificar problemas, mas também para traçar estratégias de intervenção com o aprendiz, além de orientar a família e escola.
Esse processo de avaliação é realizado de forma estratégica e específica para cada faixa etária, por meio de instrumentos adequados, percorrendo as dimensões a seguir:
– Anamnese;
– Habilidades de leitura e escrita;
– Habilidades psicomotoras;
– Observação de como o indivíduo aprende, qual o vínculo que possui com a aprendizagem.
O acompanhamento neuropsicopedagógico traz ganhos importantíssimos para os aprendizes. É preciso criar bons vínculos, aprimorar habilidades e potencialidades. O principal papel do neuropsicopedagogo é descobrir junto ao aprendiz as melhores estratégias de estudo e aprendizagem.
É importante frisar que a avaliação neuropsicopedagógica vai muito além da coleta de dados, mas sobretudo correlaciona cada um deles, de maneira a compreender o caso e, principalmente, ajudar o aprendiz, sua família e escola a superarem as dificuldades.
Até breve,
Fernanda Andrade dos Santos
Neuropsicopedagoga