Muitas dúvidas ainda surgem quando vemos nossa criança com alguma dificuldade de aprendizagem. Nessas horas é necessário um profissional da área para auxiliar e orientar a melhor maneira de lidar com cada dificuldade.

A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o aprendizado, como as pessoas aprendem. Nessa perspectiva, a avaliação neuropsicopedagógica auxilia no rastreamento dos processos e mecanismos de aprendizagem da criança, adolescente e adulto.

E quando devo procurar uma neuropsicopedagoga? Quando observar alguns sinais, sendo eles:

Ø  Atraso no desenvolvimento global;

Ø  Aquisição lenta do vocabulário;

Ø  Desorganização geral na folha (orientação espacial);

Ø  Baixo rendimento escolar;

Ø  Falta de interesse nos estudos;

Ø  Dificuldade raciocínio lógico;

Ø  Falta de atenção e concentração;

Ø  Dificuldade para interpretar o que lê;

Ø  Entre outros.

Essa avaliação não serve apenas para identificar problemas, mas também para traçar estratégias de intervenção com o aprendiz, além de orientar a família e escola.

Esse processo de avaliação é realizado de forma estratégica e específica para cada faixa etária, por meio de instrumentos adequados, percorrendo as dimensões a seguir:

– Anamnese;

– Habilidades de leitura e escrita;

– Habilidades psicomotoras;

– Observação de como o indivíduo aprende, qual o vínculo que possui com a aprendizagem.

O acompanhamento neuropsicopedagógico traz ganhos importantíssimos para os aprendizes. É preciso criar bons vínculos, aprimorar habilidades e potencialidades. O principal papel do neuropsicopedagogo é descobrir junto ao aprendiz as melhores estratégias de estudo e aprendizagem.

É importante frisar que a avaliação neuropsicopedagógica vai muito além da coleta de dados, mas sobretudo correlaciona cada um deles, de maneira a compreender o caso e, principalmente, ajudar o aprendiz, sua família e escola a superarem as dificuldades.

Até breve,

Fernanda Andrade dos Santos

Neuropsicopedagoga

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