Já falamos por aqui sobre como a atividade física é importante para a manutenção não só da saúde física, como da mental. E, sabemos também, o quanto a prática de exercícios influencia nosso organismo e nos previne de doenças crônicas como diabetes, alterações cardíacas, etc.
Entre os benefícios decorrentes da prática regular de exercícios físicos já bem conhecidos e percebidos em nosso organismo estão a diminuição do hormônio do estresse, o controle da glicose e da pressão arterial, entre outros.
Mas você sabia que esses benefícios atuam em nosso organismo fortalecendo nosso sistema imunológico contra ataques de vírus e bactérias?
Agora vamos conhecer como isso acontece dentro do nosso corpo.
Primeiramente, quando realizamos movimentos musculares e aumentamos a nossa frequência cardíaca, fazemos com que células imunes presentes em pontos específicos de nosso corpo (pulmão, baço e linfonodos*) circule em maior quantidade pelo nosso organismo.
*Os linfonodos são células que atuam no sistema imunológico, preparadas e prontas para procurar e destruir células infectadas por micro-organismos.
Como existe uma harmonia entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a manutenção do equilíbrio do nosso corpo com a prática de exercícios fortalece nosso organismo e o deixa menos suscetível a diversas doenças. O fortalecimento do sistema imunológico proporcionará uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer infecção.
E qual a melhor forma de atividade física para fortalecer o nosso sistema imunológico?
A atividade física moderada, entre 30 minutos e 1 hora diariamente, é o indicado para obter esse resultado. Qualquer atividade, inclusive as atividades com peso, desde que respeitando a carga adequada, poderão melhorar sua imunidade.
Junte isso tudo a uma boa alimentação e descanso adequado e você terá efeitos maravilhosos em seu corpo como um todo.
Movimente-se com moderação e fique bem!
Claudia M. G. Benedet
Educadora Física e Personal Trainer