O psicopedagogo procura entender de que forma a aprendizagem acontece para cada indivíduo e as necessidades encontradas nesse encadeamento. Dessa forma, sua prática é altamente ampla e o profissional atua com questões pedagógicas, psicológicas, afetivas e cognitivas. Por isso, ele assiste a criança e/ou adolescente com Transtorno do Espectro Autista e investiga como está sua aprendizagem, detectando as suas dificuldades e potencialidades, observa os seus comportamentos e estabelece um plano de intervenção para o processo terapêutico aumentando o repertório do indivíduo.
Compete ao psicopedagogo, estimular, incentivar e favorecer o desenvolvimento cognitivo do paciente autista. Através de diferentes estratégias ele consegue colaborar para que o autista compreenda melhor as normas sociais e, consequentemente, auxilia a melhorar seu convívio em sociedade, compreendendo a interação com e entre as pessoas. Ele também procede na orientação parental ponderando às condutas no ambiente familiar, assim como com os profissionais envolvidos com este aluno. Promove estratégias didático-pedagógicas e as implementa na rotina dessa criança.
O profissional fortalece a percepção de que a aprendizagem é um processo de formação. Neste, deve ser validado cada caso isoladamente, respeitando suas características e especificidades. Deve-se avaliar este indivíduo num âmbito global. Só assim, o profissional analisa as possibilidades de ação do processo terapêutico e as intervenções psicopedagógicas se tornam eficientes.
Também cabe ao psicopedagogo conduzir uma rotina diária, promovendo uma previsibilidade de situações e ação, facilitando que a criança suponha o que está ocorrendo ao seu redor e sinta maior segurança, confiança e menos frustração. Por isso, ele orienta as atividades que serão realizadas em casa e dentro da escola. Nestas, verifica as necessidades para o seu melhor aproveitamento, podendo realizar, quando necessário, a adaptação de material escolar, organização da criança nesses espaços e orientação com foco na flexibilização do currículo.
O psicopedagogo ajuda a ressaltar positivamente os comportamentos apropriados e orienta o que pode ser realizado em certas condições. Quando necessário, reforça e instrui, valorizando as dificuldades com empatia e tranquilidade, e assegurando o sucesso de motivação do aprendiz. Trabalha sobre os obstáculos já presentes com o intuito de minimizá-los, atribuindo objetivos específicos que diminuam as divergências e dificuldades de aprendizagens apresentadas.
A possibilidade de ser acompanhado por um psicopedagogo é significativa para crianças autistas, já que colabora com o processo de estimulação da criança, desenvolvendo as suas habilidades e competências. E esses progressos são realizados de maneira lúdica e especializada visando o desenvolvimento da aprendizagem e, consequentemente, melhora nas habilidades acadêmicas. Esse profissional realiza a intermediação entre a equipe escolar, família e aluno mantendo um relacionamento prazeroso e saudável.
Abraços,