Uma dúvida muito comum para os familiares e responsáveis, é entender qual profissional ou serviço procurar quando o seu filho(a) apresenta dificuldades na aprendizagem. Vale ressaltar que essas dificuldades ou déficits podem estar relacionados a diversos fatores e, dessa forma, precisam ser reconhecidos para que a criança ou o adolescente tenha a assistência e auxílio apropriado no seu processo de aprendizagem. Todo profissional, psicopedagogo ou pedagogo, dentro da sua capacitação e formação, poderá ajudar a criança no desenvolvimento de competências e habilidades. O atendimento psicopedagógico e o reforço escolar se diferenciam nos objetivos de trabalho.

O profissional da psicopedagogia possui uma formação e graduação na área da pedagogia ou psicologia, geralmente, e especialização na psicopedagogia para atuação clínica ou institucional. A psicopedagogia como uma ciência que estuda a relação entre a aprendizagem e a mente humana, busca compreender como ocorre a aprendizagem e, o profissional especialista, detecta e identifica as dificuldades e habilidades específicas daquele indivíduo. Após a identificação, elabora estratégias, e inicia o processo de intervenção com o objetivo de aprimoramento e treino das habilidades necessárias e, a partir daí, os resultados serão percebidos no ambiente escolar, suprindo ou pelo menos minimizando as dificuldades.

Em muitos casos, as queixas na procura do psicopedagogo baseiam-se no baixo rendimento escolar, dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, problemas na organização dos estudos e questões que prejudicam a aquisição do conhecimento. Alguns sinais que podem ser observados:
– Dificuldade no processo de alfabetização e/ou habilidades matemáticas;
– Desatenção, hiperatividade e ansiedade;
– Trocas recorrentes de grafema/fonema;
– Desmotivação, desorganização com as atividades escolares;
– Dificuldade de concentração e memória.

Em contrapartida, o reforço escolar, se baseia em atividades do conteúdo curricular de sala de aula e na melhora no rendimento escolar. Tem como intuito, reforçar o que foi aprendido na escola de alguma disciplina específica ou não, através de instruções pontuais, ou de ajuda nas tarefas e exercícios e estudo para as avaliações. Os objetivos do reforço escolar independem de uma demanda de alunos que tenham ou não transtornos específicos de aprendizagem, deficiências ou patologias. O profissional irá conduzir o conteúdo em que apresenta dúvidas de uma maneira que seja de mais fácil compreensão, utilizando métodos e técnicas diferentes da sala de aula e reforçando o aprendizado dessa temática de maneira mais individual.

Sugere-se que este profissional seja habilitado em alguma área de ensino, como: matemática, história, geografia, língua portuguesa, entre outros. Ao observar sinais como dificuldade em apropriar-se de um assunto, repulsa por alguma disciplina, desmotivação na execução das propostas escolares e dificuldade no ato de estudar, orienta-se a procura deste recurso.

Sendo assim, é importante que a família tenha conhecimento dessas diferenças, para que consiga buscar o profissional adequado para a demanda específica do seu filho(a). Destaco também, que não se deve associar o reforço escolar ou atendimento psicopedagógico como algo ruim, pois ambos trabalham com demandas específicas e importantes. O primeiro ajuda no aprimoramento de aptidões e o segundo auxilio na causa dos problemas de aprendizagem existentes.

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