Segurar um lápis de maneira adequada requer o desenvolvimento de diversas habilidades de motricidade fina e ampla que se iniciam desde os primeiros meses de vida. A maneira correta de preensão (também conhecida como pega) nos demonstra como a criança segura o objeto e se torna essencial para o bom desenvolvimento motor, refletindo na escrita durante o processo de alfabetização. Mas afinal, o que é segurar um lápis corretamente?
Os tipos de preensão variam de acordo com a idade e as fases de desenvolvimento, mas salientamos que o mais adequado e esperado entre os 4 e 5 anos é a preensão trípode ou movimento de pinça, no qual a criança deve segurar o lápis com os dedos indicador e polegar, e o dedo médio como apoio. Este movimento requer menos esforço e auxilia no desenvolvimento da caligrafia.
Vale ressaltar que ao ter seu primeiro contato com o lápis e manter o manuseio dele, muitas crianças desenvolvem uma pega, ao segurar, que se torna mais confortável para elas. Porém, essa pega, por não ser adequada, pode apresentar um nível motor de dificuldade maior, retratando problemas e irregularidades. Listamos alguns prejuízos na escrita devido a preensão incorreta:
• Velocidade de escrita insuficiente;
• Letras ilegíveis e irregulares;
• Carência na direcionalidade ao escrever;
• Letras trêmulas e/ou sem intensidade;
• Exagero de força e pressão;
• Dificuldade em praticar cópias;
• Caligrafia prejudicada.
Os hábitos errôneos de preensão são fáceis de alterar nos primeiros anos escolares, quando observados com atenção. Por isso, devemos estar atentos à pega da criança, estimulando-os desde a primeira infância. A pega errada impacta não somente o processo de escrita, mas permeia as situações de vida diária, retratando instabilidade e dificuldade no manuseio de talheres ou no uso de escovas de dente, por exemplo. Nesse sentido, sugerimos algumas dicas que ajudam neste progresso.
Nos primeiros meses, estimule a criança a pegar pequenos objetos ou brinquedos e colocar dentro de um recipiente. Permita que aperte massinha e puxe pequenos pedaços. Utilize jogos usando pinos variados para encaixar ou puxar. Prendedores são ótimos recursos para estimular o movimento, assim como os trabalhos manuais: rasgar papéis, recorte e colagem.
Caso apresente dificuldade, sugere-se inicialmente o uso de lápis mais grossos que, por possuírem ponta mais grossa e resistente, causam menos cansaço ao segurar, oferecendo uma pega mais firme. Para o processo de alfabetização, também sugerimos o uso de adaptador de lápis/caneta, quando necessário, favorecendo e oferecendo maior estabilidade na pega, contribuindo para a coordenação motora fina e ajudando a criança a corrigir o movimento.
Dica: Reorganize, sempre que possível, uma preensão inadequada para a preensão adequada. Uma vez estabelecida a pega errada, a correção estará sujeita a um plano de intervenção para remodelar o movimento.
Espero que tenham gostado das dicas!
Até a próxima,