Atualmente vivemos atrasados, imersos na tecnologia. Quando deparamo-nos com situações atípicas é que conseguimos perceber o quanto o tempo voa e as crianças crescem mais depressa ainda. Pensando em formas diferentes de diversão separamos 5 atividades para fazer em família que agregam significado e enriquecem o desenvolvimento das crianças. Confira!

Pegue sua caixa de fotos que estão guardadas há muito tempo. Mostre as cenas e converse sobre sua infância com seu filho, sobre o que mudou, sobre a cultura da época, sobre eventos da família e costumes. Após estimular a imaginação, construa novas versões de algumas dessas fotos com a sua criança ou ainda convide-a para brincar de vestir/usar as coisas igual ao papai naquela foto, etc.

Construa uma mini horta em família. Participar do processo faz com que a criança desenvolva diversas habilidades, compreenda como obter aquele alimento e como cuidar dele, além de ser uma ótima oportunidade para uma conversa sobre alimentação saudável. Nossa memória olfativa é muito importante para nossas decisões alimentares, pois relaciona-se diretamente com questões emocionais. Além disso, quando somos envolvidos integralmente em alguma atividade existe uma chance maior de aprendizado e de sedimentar o conhecimento para ser usado ou repassado no futuro. 

Leve sua criança para a cozinha. Fazer um simples bolo pode ensinar a criança a ter planejamento (O que é necessário para um bolo? Quais são os passos?), persistência para refazer o que for necessário para garantir um bolo bonito e gostoso, assim como paciência para esperar o tempo entre o preparo e o prazer de comê-lo. Além disso, assim como na atividade da mini horta, a criança estará emocionalmente envolvida no processo e o ato de comer um bolo será muito mais significativo para ela desse dia em diante. Quem não lembra de um bolo que fazia com a vovó?!

Pratique habilidades manuais e que envolvam a coordenação motor fina. Atividades como dobradura, alinhavo (costura) e bordados podem ser muito interessantes para a criança por não serem comuns e se mediadas por um adulto podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora e o planejamento de ações.

Monte um questionário e surpreenda-se com as respostas do seu filho(a). Guarde com carinho e mostre a ele(a) no futuro! Adapte o que for necessário para a participação da sua criança. Você pode utilizar gravação de áudio ao invés de escrita, por exemplo. Confira algumas sugestões de perguntas que podem render respostas engraçadas e carinhosas:

Como é o nome da papai/mamãe?

Quantos anos você acha que eu tenho?

Quando é meu aniversário?

O que eu mais gosto de fazer?

O que eu mais gosto de comer?

Sou baixo(a) ou alto(a)?

Sou parecido com quem?

Feliz dia das crianças!

Com carinho,

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga

CRFa 3R/10295

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.