Intervenção precoce é o atendimento especializado realizado na primeira infância tão logo sejam identificadas necessidades específicas ou prejuízos no desenvolvimento infantil. Com frequência, crianças que são submetidas à intervenção precoce apresentam dificuldades em múltiplas áreas do desenvolvimento e, por consequência, possuem indicação de atendimento especializado com profissionais de diferentes áreas de atuação, como por exemplo, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Cada profissional realiza a avaliação e planejamento de intervenção de acordo com a sua área e expertise. Esses profissionais podem atuar no mesmo espaço físico ou em espaços diferentes. Quanto mais próximos e alinhados eles forem, mais rápidos e estáveis costumam ser os resultados da intervenção.

Além disso, outro ponto fundamental na intervenção precoce é a participação dos pais.

Em meio a tantos desafios, dúvidas e até mesmo luto com o diagnóstico presente, os pais costumam enfrentar dificuldades para compreender o que cada profissional está realizando com a sua criança e, principalmente, como contribuir e replicar esse conhecimento na rotina e no ambiente doméstico.

E é aí que surge o conceito de orientação parental.

Um dos principais objetivos da prática de orientação parental é aproximar os pais do processo terapêutico, empoderá-los com conhecimento técnico e práticas relacionadas à aplicação dos objetivos de intervenção, para que possam auxiliar seus filhos a se desenvolverem da melhor forma e otimizar o processo terapêutico.

Além disso, a orientação parental é uma prática que contribui para a redução de ansiedade, estresse, sentimentos de culpa e luto que, inevitavelmente, permeiam um diagnóstico ou uma suspeita de alteração do desenvolvimento infantil.

Equipes que atuam dessa maneira tendem a apresentar resultados mais satisfatórios e estáveis, facilitando a generalização de comportamentos aprendidos em consultório em outros ambientes e com outros interlocutores. Por isso, aqui no Evolvere, realizamos formações com orientações importantes para pais de nossos pacientes através das nossas terapeutas sobre diversas especialidades trabalhadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.