A capacidade de desfrutar de um estilo de vida ativo e independente na terceira idade está diretamente ligada à manutenção do nível pessoal de aptidão física ao longo da vida. Durante o seu processo de desenvolvimento e amadurecimento emocional, fisiológico e neurológico, o estilo de vida desenvolvido desde cedo é o que irá determinar a expectativa de vida desta população.

Essa ligação entre o desenvolvimento e amadurecimento do corpo através das funções motoras e o desenvolvimento psíquico e emocional é chamada de psicomotricidade.

Psicomotricidade engloba quatro conceitos básicos: PSI (psicologia), que se relaciona com o emocional e sentimentos; CO (cognição), que engloba a parte cognitiva, ou seja, as informações que recebemos; MOTRIZ (motricidade), que está ligado ao movimento e força; e a IDADE, etapa da vida em que nos encontramos.

Com a idade, o processo de envelhecimento pode gerar perdas funcionais no organismo, trazendo adaptações em diversos níveis, tais como alterações anatômicas, motoras e fisiológicas.

E você sabe de que forma a psicomotricidade, ou a também chamada gerontopsicomotricidade, pode auxiliar na manutenção das capacidades funcionais, principalmente nas atividades de vida diária para idosos?

ATIVIDADES PSICOMOTORAS 

Visando um envelhecimento com qualidade, a psicomotricidade tem um importante papel na prevenção, educação e reeducação do indivíduo, trazendo força, resistência, flexibilidade e mobilidade para permanecer ativo e independente, de modo a poder atender suas próprias necessidades pessoais e domésticas, tais como fazer compras ou participar de atividades recreativas ou físicas.

Recursos de treinamento de força muscular (tais como força e resistência) através de exercícios físicos, terapêuticos e de integração social sugerem alguns efeitos fisiológicos sobre o envelhecimento precoce.

Aqui entram as mais variadas atividades, tais como caminhada, corrida, natação, pilates, musculação, dança de salão, alongamento, artes manuais, tocar instrumentos musicais, leitura, atividades escritas (palavras cruzadas, sudoku, etc) entre tantas outras atividades que o mantenham  ativo e sejam prazerosas.

Tudo isso influencia no comportamento do idoso, alterando sua capacidade de lidar com algumas situações na sua vida cotidiana (como a limitação de movimentos) e nos aspectos psicossociais. 

Levando-se em conta sua vivência, as perdas sofridas ao longo da vida, o psicossomático, juntamente com a perda funcional, definem, portanto, a forma como o envelhecimento ocorrerá.

Poderá ser um envelhecimento normal, onde as perdas esperadas ocorrerão (tais como déficits cognitivos, físicos, sociais); um envelhecimento patológico, onde alterações severas causadas por doenças afetam diretamente sua saúde; ou ainda um envelhecimento saudável, onde as expectativas são acima das esperadas, pois ocorrem de maneira mais lenta,  já que o funcionamento de suas funções físicas, cognitivas e sociais será melhor do que o da grande maioria.

Para isso, é necessário entender que, apesar do envelhecimento ser um processo natural para todos, a forma como cada indivíduo envelhece é única e individual. 

Portanto, trabalhar a psicomotricidade pode manter ou recuperar algumas dessas alterações que manterão o idoso independente por mais tempo, assim evitando as alterações psíquicas e comportamentais e a lentidão cognitiva e motora.

Para isso, basta que os idosos pratiquem atividade física regular, leiam, escrevam, façam trabalhos manuais entre outras atividades, colocando seu corpo e seu cérebro em movimento, para que vivam mais e com muita alegria. Evitando, assim, a imobilidade, o isolamento e a solidão, a depressão, a dependência, e trazendo para si prevenção, autoimagem positiva e socialização.

Claudia M. G. Benedet

Profissional de Educação Física e Personal Trainer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.