O equilíbrio é uma das principais preocupações na terceira idade. As quedas, que geralmente acontecem dentro de casa, são um dos principais problemas entre os idosos.

Sabemos e já vimos aqui que com o passar dos anos, nosso organismo sofre alterações em quase todas as funções. Uma dessas funções é a motora, onde os exercícios físicos podem atuar de forma preventiva e ajudar a manter o equilíbrio, força, resistência e flexibilidade muscular.

Manter-se estável em diversas situações cotidianas como parado, andando, de joelhos ou agachado, faz com que nosso sistema sensorial (visão, audição e receptores das articulações) envie informações para o sistema neuromuscular, mantendo assim o equilíbrio do corpo. 

Investir em exercícios que fortaleçam o corpo, além da prevenção das quedas, ajuda a diminuir o risco de doenças coronarianas, hipertensão, derrames e diabetes. Além disso, fortalece os músculos e ossos, melhora as funções cognitivas e a resistência cardiovascular.

O melhor disso tudo é que você não precisa ter tido um passado de atleta para começar a se prevenir. Nunca é tarde para começar uma atividade física e a sua idade não é o problema. Muito pelo contrário, estudos indicam que a prática do exercício físico traz inúmeros benefícios aos idosos, mesmo depois dos 60 anos.

Realizando atividades físicas preventivas, os benefícios são de manutenção, aumento ou melhora do equilíbrio postural, das massas muscular e óssea, da força e do alongamento, o que auxilia na diminuição de dores articulares, musculares e posturais. Além disso, os benefícios vindos da prática de atividade física recaem também sobre aspectos emocionais, como a socialização do idoso e a preservação da sua independência.

COMO MANTER O EQUILÍBRIO NA TERCEIRA IDADE?

Antes de começar a prática de uma atividade física deve-se procurar orientação médica, para avaliar sua condição física e orientar sobre o melhor tipo de exercício para você. Feito isso, você estará apto a praticar exercícios e aqui seguem algumas sugestões:

– Mudança de base: É quando transfere-se a força de uma perna para outra alternadamente. Fazemos este tipo de ação em  atividades  como caminhadas e  dança.

– Mudança de superfície: realizada em aparelhos específicos nas academias ou em terrenos diferentes. Exemplos dessa atividade são  caminhar na areia da praia, ou ainda, ficar em pé em cima de um travesseiro ou colchão, testando o equilíbrio.

– Olhos fechados: para esta atividade é necessário estar acompanhado de outra pessoa por segurança ou pelo menos próximo a uma parede. Você deve fechar os olhos e manter os pés juntos ou numa perna só.

– Escadas: Subir e descer escadas ajuda a melhorar a força muscular, assim como colocar objetos em lugares mais altos e carregar sacolas.

– Tai chi chuan: movimentos lentos e relaxantes e a meditação promovem uma respiração mais profunda, o que é essencial para o idoso.

– Hidroginástica: por estar em um meio onde seu peso corporal é reduzido, o idoso se sente mais leve e seguro para executar movimentos mais amplos e trabalho de resistência muscular.

Todas essas atividades auxiliam na força, equilíbrio e qualidade de vida para o idoso. Além disso, aulas em grupo com essas atividades podem ser produtivas para trabalhar não só as habilidades físicas como as emocionais e sociais. O objetivo é que você se sinta saudável e ativo, vivendo com qualidade.

Já conhece nossas atividades físicas personalizadas? Entre em contato conosco e conheça os programas.

Até a próxima,

Claudia Benedet

Educadora Física e Personal Trainer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *