O dia 08 de setembro é considerado o Dia Mundial da Alfabetização, declarado pela Unesco, com o objetivo de destacar a importância da alfabetização para indivíduos, comunidades e sociedade em geral.

Para entendermos um pouco melhor sobre alfabetização, criei esse texto para destacar alguns pontos em que as famílias apresentam dúvidas nesse processo e contar sobre minha experiência.

Hoje destacarei aqui alguns pontos sobre o que é a alfabetização e as principais dúvidas que as famílias apresentam no atendimento clínico. Além disso, contarei um pouco sobre a minha experiência como outrora alfabetizadora e atualmente como neuropsicopedagoga.

Diferença alfabetização e letramento

Começo explicando os conceitos de alfabetização e letramento, que são facilmente confundidos, por isso é importante enfatizar a diferença eles. A alfabetização é o processo de aprendizado da leitura e escrita, sendo considerado alfabetizado o sujeito que sabe ler e escrever. Já o  letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais, e é considerado letrado o sujeito que sabe usar a leitura e escrita de acordo com as demandas sociais a que é exposto.

Alfabetizar letrando

Idealmente, para que obtenha boa desenvoltura social e acadêmica, um indivíduo deve ser alfabetizado e letrado. Isso é o que se espera de um processo de alfabetização.  Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.

Sendo assim, no processo de alfabetização deve ser criado necessidade e significado para que as crianças adquiram de forma consciente o uso da leitura e escrita. Propondo atividades lúdicas e que instiguem as crianças.

E como você pode auxiliar sua criança no processo de alfabetização? 

Compartilho com vocês 3 dicas:

 1. Contação de histórias

A leitura é imprescindível neste processo, pois é ela que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras, unindo diferentes significados que fazem sentido no universo infantil.

2.  Ouvir e Cantar

O universo infantil é repleto de cantigas, inseri-las na rotina da criança é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. Cante-as para ela, assim as palavras já vão sendo assimiladas, facilitando o processo de alfabetização infantil.

3. Apresente diversos materiais

Neste processo é interessante que você apresente diferentes tipos de leituras. Tais como, revistas, jornais, panfletos, receitas, etc. Não se esqueça de fazer a leitura destes materiais de maneira pausada para que a criança leitora consiga assimilar todo o conteúdo apresentado a ela.

Recapitulando, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Enquanto o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, sendo capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos. Sendo assim, a alfabetização e o letramento devem caminhar juntos, pois de nada adianta ter ferramentas, se não se sabe para que usá-las.

Ah, e dentro do processo de alfabetização, temos diferentes  métodos para o ensino e estes são classificados em sintéticos e analíticos… Mas, esse é um assunto para o próximo texto.

Até lá!

Fernanda Andrade dos Santos

Neuropsicopedagoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.