O que é a Fisioterapia?

“É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.” (COFFITO)

Comumente o fisioterapeuta é lembrado por ser um profissional de reabilitação, apesar disso, existem diversas outras áreas que este profissional pode atuar, inclusive de forma preventiva. 

Na reabilitação o profissional fisioterapeuta atua nas disfunções decorrente de patologias, síndromes, cirurgias ou traumas. Na prevenção pode atuar de forma diversa, como na estimulação precoce, visando os marcos do desenvolvimento motor de crianças ou na prevenção de contraturas e deformidades, por exemplo.

Como surgiu a Fisioterapia?

Desde o século XIX já eram utilizados recursos e técnicas que persistem  na fisioterapia até hoje. Muito falava-se em massagens e terapias do movimento para o tratamento de dores desde essa época. Apesar disso, foi a partir da Primeira e Segunda Guerra Mundial que a Fisioterapia ganhou espaço como profissão, diante de tantas pessoas com lesões graves, que precisavam ser inseridas novamente na sociedade, com quem  os benefícios das técnicas usadas foram ganhando reconhecimento. No Brasil, a profissão foi regulamentada em 13 de outubro de 1969 após o  então presidente da república Costa e Silva ter sofrido um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e o seu tratamento ter ganhado respeito pela qualidade oferecida através de abordagens fisioterapêuticas.

Ainda podemos considerar a Fisioterapia como uma profissão nova, mas que caminha a passos largos em sua ascensão profissional. O Fisioteapeuta está se estabelecendo em diversos campos da área da saúde como um profissional essencial. Desde 1975 é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) que regulamenta, normatiza e exerce o controle ético, científico e social das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional. 

Fisioterapia e suas especialidades

Atualmente o COFFITO reconhece 15 especialidades da fisioterapia, são elas: Fisioterapia em Acupuntura, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Gerontologia, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia em Oncologia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia em Osteopatia, Fisioterapia em QuiropraxiaFisioterapia em Saúde da Mulher e Fisioterapia em Terapia Intensiva

Mas como todas essas especialidades podem atuar na prática? Vou listar alguns exemplos.

  • O fisioterapeuta pode auxiliar na diminuição de Cefaleias, pois entre uma das principais causas de dor de cabeça está a limitação na mobilidade da coluna cervical. 
  • Cuidados com a saúde do trabalhador também é uma das habilidades do fisioterapeuta, além da Ginástica Laboral (Exercícios no ambiente de trabalho), esse profissional pode auxiliar na diminuição do afastamento dos colaboradores por dores e lesões. 
  • A expectativa de vida da população brasileira vem crescendo a cada ano e o fisioterapeuta pode contribuir para manter a qualidade de vida dos idosos. 
  • Já pensou em procurar um fisioterapeuta para auxiliar nos cuidados com a pele? Pois esse profissional pode ajudar tanto em questões relacionadas a estética quanto ao tratamento de lesões na pele.
  • A fisioterapia pode ajudar na preparação do corpo da mulher para a gestação, fortalecendo ao assoalho pélvico, o que pode contribuir para diminuição das dores durante parto e também minimizando as disfunções no pós parto, como a incontinência urinária.
  • O fisioterapeuta é um dos profissionais atuando na linha de frente ao combate do coronavírus desde a participação na equipe multidisciplinar prestando assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória.

Curiosidade

Você sabia que o Fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato? Ou seja, você pode realizar um consulta sem precisar ser encaminhado pelo médico e você deve procurar esse profissional sempre que suspeitar de atrasos no desenvolvimento motor, desvios posturais, alterações durante a marcha (caminhada), alterações de equilíbrio e neuromusculoesqueléticas, além de problemas respiratórios.

Os fisioterapeutas são profissionais capazes de oferecer mais qualidade de vida e ajudar na prevenção de doenças, além a manter a saúde mental através de técnicas e exercícios fisioterapêuticos.

No Centro Evolvere, minha atuação é com ênfase no atendimento de crianças. Nessa área o fisioterapeuta contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor, além de auxiliar nas disfunções decorrentes de patologias, melhorar a qualidade de vida e independência das crianças. 

Até breve,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.