No último post  conversamos sobre o desenvolvimento de linguagem de bebês com idade até 12 meses, quando normalmente surgem as primeiras palavras com significado.

Ao mesmo tempo em que inicia a emissão das primeiras palavras (cerca de 50), a criança começa a compreender bem o significado de expressões simples e sociais, como “sim”, “não” e “tchau”, usando-as adequadamente quando necessário. Começa a identificar e apontar objetos, brinquedos, pessoas e partes do próprio corpo. Além disso, a criança já é capaz de sinalizar ou tentar nomear aquilo que deseja.

É nessa faixa etária também que os bebês iniciam o uso de gestos e isso faz parte do desenvolvimento típico. Já é comprovado que os gestos auxiliam na construção do vocabulário a criança e que eles são usados para complementar algo que não se consegue dizer ou para substituir uma palavra que ainda não foi aprendida. Sabe-se que uma palavra passa a ser usada, aproximadamente, 3 meses após o início do uso do gesto que faz referência a ela.

Por volta de 18 meses a criança já faz combinações de 2-3 palavras, na tentativa de formar frases, como “mamãe gol” ou “papai carro escola”. Há um desenvolvimento significativo também na compreensão, sendo o bebê capaz de compreender ordens simples, como “dá a bola para a mamãe?” ou “pegue seu tênis”. A criança passa a reconhecer e estabelecer relação de função aos sons do ambiente em que vive, como campainha da porta, carro do pai/mãe, latido de um cachorro conhecido, telefone da casa, etc.

Vale lembrar que nenhuma criança inicia a oralidade usando corretamente todos os sons. Há uma hierarquia no desenvolvimento e isso faz com que, no início, muitas coisas ditas pela criança sejam ininteligíveis. É papel dos interlocutores e familiares dar significado ao que a criança está tentando dizer, pois assim ela terá um modelo correto para imitar e aprender.

Até breve!

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