Não há nenhum pai ou mãe que nunca tenha se queixado de algum comportamento de seu filho. Geralmente isso acontece quando o filho faz algo que os pais consideram errado. Aposto que, rapidamente, você já deve ter se lembrado de alguma situação na sua casa, não é mesmo? E como resolver essas dificuldades com os filhos? Qual o melhor método para ensiná-los?

Repetição de comportamento 

Não há uma única regra geral sobre como educar as crianças ou um jeito que seja mais assertivo. Cada família desenvolve sua forma e há muitas maneiras criativas para tal. Mas há um consenso geral entre os estudiosos do desenvolvimento infantil de que as crianças aprendem pela observação e repetição.

Aprender observando os adultos 

Quando as crianças chegam no mundo elas precisam de referenciais sobre o que é certo ou possível de ser feito, e elas costumam se espelhar nos pais para buscar esses panoramas. Porém, esse aprendizado não significa uma repetição pura e simples dos comportamentos dos pais. E sim, um movimento de inspiração. As crianças não são robôs que simplesmente são programados para copiar os comportamentos assistidos. Elas acabam repetindo aqueles que fazem algum sentido para elas. 

Tal pai, tal filho 

Então é comum, por exemplo, as crianças que têm pais que fazem exercício físico constantemente começarem a brincar de “academia”. Assim como os filhos repetirem expressões adultas ou palavras difíceis, e os pais acharem engraçado. Nem sempre esses comportamentos foram diretamente ensinados às crianças, mas por elas estarem expostas e perceberem o significado que tem tais atitudes para os pais, é fácil elas repetirem. 

Observação constante

As crianças estão aprendendo o tempo todo. Portanto, não é somente quando um pai ou mãe param, sentam e orientam sobre algum comportamento que ela vai aprender. Há alguns exemplos bem comuns: um pai que repreende o filho por gritar, mas que grita constantemente. Na hora da correção, o filho até entende o que o pai diz, mas quando vê recorrentemente o pai gritando, vai entender a incoerência e surgiu a dúvida sobre aquilo que é correto fazer: o que o meu pai diz, o que o meu pai faz? E muitas vezes o pai ensinou o filho a gritar e nem percebeu isso. 

Espelho dos pais 

Portanto, papais e mamães é sempre importante que vocês se questionem sobre aquilo que tentam insistentemente ensinar a seus filhos. Será que você não age assim também? Será que ele não tem percebido sua incongruência e não está confuso? – Ah, mas os adultos têm direitos que as crianças não, e podem fazer coisas que elas não podem? Concordo, principalmente quando se diz respeito a limitações de horários, mas isso também precisa ficar claro para os filhos.

Abra o caminho para seu filho 

Você quer que seu filho faça algo? Experimente fazer você primeiro! Com certeza as chances dele imitar você são bem grandes. Mas lembre-se que isso precisa acontecer com frequência e coerência. Não é como passe de mágica que no primeiro exemplo eles já vão repetir. Assim como na maior parte da educação das crianças, faz-se necessário paciência, determinação e afeto. 

Até breve,

Tamara do Nascimento 

Psicóloga 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.