Você sabia que o desenvolvimento motor infantil é dividido em fases? 

Cada uma delas tem um objetivo específico e é como se cada etapa fosse um treino para as aquisições motoras que virão na próxima fase. 

Ao nascer, o principal objetivo do bebê é respirar e se comunicar com o ambiente. Logo em seguida, ele aprende a se locomover e ter um certo tipo de autonomia. Por último, o bebê adquire habilidades motoras mais específicas e, com o tempo, aperfeiçoa essas habilidades. 

Lembrando que tudo isso depende do ambiente em que a criança está inserida. 

Ter oportunidade para explorar o ambiente e realizar movimentos livres proporciona experiências motoras ricas que contribuem para o desenvolvimento da criança. Além disso, o desenvolvimento motor depende também do nível de maturação do sistema nervoso central (SNC), que se desenvolve conforme a idade cronológica da criança. 

Agora vamos falar sobre as fases motoras?  

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; e Motora especializada.

A fase motora reflexiva acontece desde a formação do bebê ainda de forma intra uterina e dura aproximadamente todo o primeiro ano de vida da criança. Na vida intra uterina são realizados movimentos involuntários que persistem ao nascimento. Esses movimentos são chamados de reflexos.  São os primeiros recursos do bebê para conseguir respirar,  ter algum tipo de interação com o ambiente, se alimentar e encontrar proteção. A partir dos 4 meses o bebê começa a processar as informações recebidas e, à medida que o cérebro se desenvolve, o bebê passa a dar respostas ao estímulo e realizar movimentos voluntários, entrando então na segunda fase do desenvolvimento motor. 

A fase motora rudimentar vai do nascimento até 2 anos de idade. Esta etapa inicia assim que o córtex motor se estabelece no controle de movimentos, mesmo que alguns movimentos reflexivos ainda estejam presentes. Ou seja, sempre que o bebê receber um estímulo, vai dar uma resposta adequada em forma de movimento: levantar a cabeça para olhar quando ouve algum barulho, engatinhar e segurar objetos são exemplos de movimentos rudimentares.

A terceira fase é a motora fundamental que vai dos 3 aos 7 anos de idade. Nela, acontece o surgimento de diversos movimentos que serão a base para que a criança possa aprender habilidades mais específicas e aprenda os movimentos especializados. Nessa fase a criança é capaz de realizar movimentos como correr, chutar, arremessar, receber, saltar, entre outros.

A última fase é a motora especializada, que vai de 7 a 14 anos de idade. Nela vai acontecer o aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais. Esta fase envolve a interação de um ou mais movimentos fundamentais, que resulta em movimentos complexos, como, saltar e arremessar ao mesmo tempo e de forma coordenada.

Vale ressaltar que sempre é tempo para aprender uma habilidade motora nova.

Nosso cérebro é capaz de aprender novos movimentos e atividades durante toda a nossa vida. Neste texto eu trouxe um pouco de como acontece o desenvolvimento motor típico. 

Caso tenha alguma dúvida, procure um especialista para te ajudar.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.