O que é a Síndrome de Down?

Síndrome de Down ou Trissomia 21, como também é chamado, é uma condição genética caracterizada pela presença de uma cópia a mais no cromossomo 2, ou seja, um cromossomo a mais. Cromossomos são estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam todas as informações genéticas de um ser vivo, como por exemplo, as características físicas particulares de cada indivíduo.

Características do desenvolvimento motor

Uma das principais características das crianças com Síndrome de Down é a hipotonia muscular e a frouxidão dos ligamentos, são crianças que popularmente são descritas como molinhas e com articulações flexíveis demais. 

O atraso no desenvolvimento motor é comum em indivíduos com Síndrome de Down, portanto estimulação precoce é essencial nesses casos. Dependendo do grau de dificuldade motora, poderá haver uma falta de desejo por parte da criança durante a interação com ambiente em que convive, como por exemplo, dificuldade de participar das atividades motoras ou aula de educação física em ambiente escolar, devido à dificuldade que a criança apresenta de explorar ao seu redor, os objetos e brinquedos, provocando um atraso nas aquisições cognitivas e déficit na interação social.

Sobre o tratamento da Fisioterapia

O tratamento com o fisioterapeuta deve iniciar logo que houver a liberação médica. Quanto antes a criança for estimulada, melhor o prognóstico para alcançar os marcos do desenvolvimento motor dentro do prazo esperado (leia mais aqui).  

O objetivo inicial da fisioterapia é estimular a trocas de posturas, como por exemplo, rolar, sentar, engatinhar. Quando a criança começa a caminhar, os objetivos visam promover o desenvolvimento do equilíbrio, a coordenação motora e a independência funcional.

O treino de marcha (treino de caminhada) também é importante nesses casos, pois durante a caminhada as crianças com Síndrome de Down tendem a andar com a pernas mais afastadas uma da outra. Isso pode facilitar para a criança andar de forma mais equilibrada, mas pode causar problemas ortopédicos e musculares. Outro motivo comum de alteração na marcha é o chamado “pé plano”, que são os casos em que os ossos dos pés não estão devidamente estabilizados e alinhados para que a criança fique em pé e consiga caminhar.

Outra característica que necessita da atenção do Fisioterapeuta precocemente é a postura de sentar em W (sentar com os joelhos posicionados para frente e os pés para trás), que é comum em crianças com hipotonia e falta de equilíbrio, por se tratar de uma postura mais confortável e estável para criança, , mas também é um sinal de alerta, pois pode gerar luxações de quadril, problemas ósseos e encurtamentos musculares. 

Fique atento!

Como falamos anteriormente, a fisioterapia é a melhor forma de estimulação precoce para as alterações mencionadas, dando oportunidade a criança de experimentar o movimento apropriado e assim prevenir deformidades ou desalinhamentos posturais. 

Vale lembrar também que o ambiente em que a criança está inserida é fundamental para seu desenvolvimento. Sendo assim, os pais também têm papel importante nesse progresso participando das atividades propostas. Em casa, o estímulo motor pode acontecer em brincadeiras que envolvam todo o corpo, como jogar bola ou até mesmo em momentos de lazer como caminhadas no parque.

Além disso, faz-se necessária a intervenção de uma equipe interdisciplinar para estimulação adequada do desenvolvimento e orientação aos pais e cuidadores.

Até mais

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.