Em algum momento do processo terapêutico com uma criança que se encontra dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), vamos iniciar o trabalho com as chamadas Habilidades Sociais.

Mas você sabe o que são as chamadas Habilidades Sociais e o porquê precisamos trabalhar com elas?

Esse é o assunto que me proponho a conversar com você nesse post.

O que são Habilidades Sociais?

Habilidades sociais são comportamentos que auxiliam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada em vários momentos da vida e em vários ambientes tais como: a escola, a vida social e a família.

Podemos dizer que habilidades sociais é a forma como alguém reage quando está vivendo uma situação.

Sendo as habilidades sociais entendidas como comportamentos, elas podem ser aprendidas e são essenciais para uma boa interação e convivência social.

Segundo estudos feitos principalmente por psicólogos, a aprendizagem dessas habilidades se dá durante toda a vida, mas a infância tem sido apontada como o período bastante crítico para sua ocorrência, tendo em vista que as demandas e desafios aumentam em complexidade a cada faixa etária e fazem com que a criança precise desenvolver um repertório cada vez mais elaborado das mesmas.

Quais são as Habilidades Sociais?

Existem diversas categorias de habilidades sociais. Aqui vou abordar algumas delas, as que mais trabalhamos com nossas crianças:

1- Comunicação: nessa habilidade trabalhamos a capacidade da criança iniciar e/ou manter uma conversa, respondendo a questionamentos, fazendo suas colocações e conseguindo manter-se nos papéis dialógicos.

2- Civilidade: faz parte dessa categoria o aprendizado dos cumprimentos, o ato de agradecer,  solicitar um favor, fazer pedidos de desculpas ao reconhecer um erro, entre outros.

3- Empatia: capacidade de reconhecer sentimentos e de se identificar com o outro, ou seja, de colocar-se no lugar do outro e dar apoio ou oferecer ajuda.

4- Solidariedade: capacidade de fazer amizade e cultivar sentimentos, tais como amor e carinho.

5- Autocontrole: envolve o aprendizado de saber acalmar-se, controlar o próprio humor, lidar com os próprios sentimentos negativos e positivos, tolerar frustrações e demonstrar espírito esportivo.

É importante ressaltar que as habilidades listadas não são aprendidas separadamente, elas acabam se sobrepondo nas diferentes situações do dia a dia.

Por que ensinar habilidades sociais para criança com TEA?

Sabemos que as crianças que estão dentro do espectro do autismo apresentam  pré-disposição para interações sociais ineficazes, sendo assim faz-se necessário que sejam incluídas no processo terapêutico atividades que irão desenvolver tais habilidades.

Lembre-se sempre que as habilidades sociais nos mantém conectados com o outro e prontos para o convívio familiar e social harmônico.

No próximo post trarei atividades que podemos fazer nas terapias para trabalhar com a habilidades sociais, auxiliando assim nossas crianças com TEA nas suas demandas sociais.

Até a próxima,

Fabiane Klann Baptistoti

Fonoaudióloga

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