Fala e Linguagem devem caminhar juntas para que possamos nos comunicar de forma eficiente e clara. No entanto, sabemos que muitas pessoas são acometidas por dificuldades em uma ou em outra ou ainda nas duas áreas.

Em adultos, situações como Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE), Traumatismos cranianos, demências e alterações congênitas de órgãos fonoarticulatórios podem causar alterações de fala e/ou de linguagem.

Já em crianças, que ainda estão em fase de aquisição de linguagem e desenvolvimento da fala, as condições atípicas de fala e linguagem são muito mais numerosas e incluem situações como Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), síndromes, Transtorno do Espectro Autista, Apraxia de Fala na Infância, Traumatismos, entre outras.

Diariamente no consultório nos deparamos com a necessidade de esclarecer esses conceitos aos pais e colegas para que possam identificar de forma assertiva as questões que observam nos filhos ou pacientes. Vamos conhecer?

A Linguagem

A linguagem é conceituada como um sistema de comunicação e elaboração do pensamento, organização de ideias e sentimentos. A linguagem pode ser traduzida através de comunicação não-verbal ou verbal e significa a capacidade de receber e transmitir informações (linguagem receptiva e expressiva).

Todo sistema linguístico possui uma estrutura de desenvolvimento e representa os significados de uma cultura. A linguagem apresenta ainda diferentes áreas de desenvolvimento que já mencionamos com mais profundidade por aqui e todas elas se relacionam, como subsistemas da linguagem, a saber:  

  • Fonologia: É a área de desenvolvimento dos sons da língua em que a criança está inserida. Refere-se a capacidade de representação mental dos sons da língua.
  • Fonética – É a área do desenvolvimento articulatório, da capacidade de executar os sons da língua já organizados mentalmente.
  • Morfologia – É a capacidade de formação, classificação de palavras em grupos e a compreensão das relações entre elas.
  • Sintaxe – É a área de organização de palavras em sequência, ou seja, da capacidade de construir ideias em sequência, frases;
  • Pragmática – É a área que se refere ao uso propriamente dito da língua, o discurso, o posicionamento do falante, etc.

Seguindo esse raciocínio, o que você imagina que seja a fala?

A Fala

A fala é conceitualmente compreendida como a execução fonoarticulatória da linguagem, sua execução motora. Neste processo estão envolvidos muitos músculos que devem funcionar de forma precisa e sincrônica, assim como os órgãos fonoarticulatórios precisam estar íntegros e funcionalmente apropriados. Os órgãos fonoarticulatórios são a boca, os lábios, a língua, o palato mole, o palato duro e os dentes.

O equilíbrio entre linguagem e fala

Podemos perceber que para que uma criança apresente uma comunicação eficiente é preciso que tanto o desenvolvimento da linguagem quanto o desenvolvimento da fala ocorram de forma adequada. Quando isso não acontece, a criança pode sofrer impactos na interação social, no desenvolvimento cognitivo e até mesmo no processo de aprendizagem acadêmica.

Deste modo, é fundamental que você reconheça o que são aspectos de linguagem e o que são aspectos de fala na criança que está diante de você e observe se há uma harmonia entre eles. Em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento comunicativo, entre em contato conosco e agende uma avaliação fonoaudiológica.

Até o próximo encontro,,

Tatiane Moraes Garcez

Fonoaudióloga

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