Todo mundo já ouviu em algum momento da sua vida a seguinte frase: 

“Cada criança tem seu tempo”

Quando falamos sobre o desenvolvimento motor típico, é bem verdade que cada criança tem seu tempo para sentar, engatinhar e caminhar. Apesar disso, existe um período pré-estabelecido, conhecido como marcos do desenvolvimento motor, que são as idades em que se espera que a criança realize determinado movimento ou atinja certos marcadores de desenvolvimento.

Esses marcadores servem para identificar atrasos e alterações motoras nas crianças, mas também para que sejam realizadas as devidas intervenções precocemente. Por isso, costumamos dizer que cada criança tem seu tempo, e que nem todas as crianças começam a caminhar com 12 meses, por exemplo. Uma variação de 1 a 2 meses é comum. Isso ocorre pois o ambiente em que a criança está inserida pode influenciar. Apesar disso, qualquer atraso no desenvolvimento é um sinal de alerta e deve sempre ser falado para o profissional que faz o acompanhamento do criança.

Quando a criança é estimulada a realizar atos motores e/ou tem a oportunidade de realizar mais movimentos no seu dia-a-dia, podemos dizer que a família oferece uma estimulação motora maior, contribuindo então, para o desenvolvimento motor adequado.

Mas atenção, esse é apenas um dos fatores que pode influenciar no desenvolvimento motor. Em caso de dúvida sempre procure um especialista para orientação. 

Dito isso, hoje eu quero ajudar vocês a entender melhor alguns dizeres populares que costumamos ouvir, mas que nem sempre é a melhor escolha para favorecer o desenvolvimento motor de uma criança.

Engatinhar em quatro apoios é muito importante para o desenvolvimento motor. VERDADE!

Ficar nesta posição fortalece os músculos do pescoço e melhora o controle de cabeça, promove a formação do arco das mãos para habilidades motoras finas, desenvolve habilidades visuomotoras e melhora a percepção das noções espaciais, ajuda a desenvolver e fortalecer os músculos para engatinhar (braços, pernas e tronco) e promove melhorias na postura e no equilíbrio.

Uso do andador é bom para ajudar a criança a caminhar. MITO!

O andador infantil pode ser muito perigoso, pois a criança pode enroscar em tapetes, bater nas quinas dos móveis da casa ou cair de degraus ou em desníveis. A posição da criança no andador pode atrapalhar o desenvolvimento das articulações dos membros inferiores e causar luxação no quadril. Além disso, o andador diminui o gasto energético da criança e estimula a criança a caminhar de forma inadequada. 

Sentar em W traz prejuízos à criança. VERDADE!

Sentar nessa posição limita os movimentos de rotação de tronco e transferências laterais do peso corporal, favorece o encurtamento muscular e pode gerar luxação no quadril, assim como limita o desenvolvimento do equilíbrio corporal por se tratar de uma posição estável e confortável para a criança.

Caminhar na ponta dos pés é normal. MITO!

Quando a criança está dando os primeiros passos e ainda não se apropriou bem do caminhar é normal, porém é somente nesse momento, que deve ser breve. Depois disso, caminhar na ponta dos pés pode ser um indicativo de alteração motora ou sensorial. Além de causar encurtamento muscular, prejudica o desenvolvimento das articulações dos membros inferiores e também pode atrapalhar no desenvolvimento do equilíbrio. 

Uso de eletrônicos pode atrapalhar o desenvolvimento motor. VERDADE!

Isso acontece principalmente pelos motivos que falamos anteriormente, a criança deve ser estimuladas a realizar brincadeiras motoras, como pular e jogar bola, para que o desenvolvimento motor aconteça dentro do período esperado e evitar a hipotonia. Outro fator é que o sedentarismo pode trazer sérios riscos para a saúde a criança, principalmente quando aliado a má alimentação. 

Vale lembrar que em caso de dúvida um especialista deve ser consultado. 

A estimulação precoce é a melhor opção para o desenvolvimento motor adequado. Algumas dicas são deixar brinquedos a uma certa distância da criança para que ela possa ir buscar, seja caminhando ou engatinhando, incentive o uso de bicicleta e brincadeiras com bola, utilize eletrônicos como ferramenta para estimular danças e imitações através de vídeos. 

O mais importante é dar oportunidade para criança se desenvolver!

Até mais,

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

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