Desde que ocorreu a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, temos o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. O Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. Desde então o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância e os benefícios de amamentar os bebês. A escolha do dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Relação da fonoaudiologia com a amamentação

A relação da Fonoaudiologia com a Amamentação é muito consolidada, e é sobre esses aspectos, que nem sempre são discutidos e divulgados, que nós vamos conversar hoje. Além de todos os benefícios já conhecidos da amamentação você sabia que:

–          A amamentação ensina o bebê a respirar corretamente?

–          Contribui para dentes bem posicionados?

–          Exercita músculos da mastigação e deglutição?

–          A sucção prepara a musculatura para a fala?

É isso mesmo que você está pensando: todas as funções orais estão intimamente relacionadas. Sucção, respiração, deglutição, mastigação, fala e o desenvolvimento da musculatura oral são todos processos que se complementam, que se auxiliam e se cruzam em algum momento do desenvolvimento da criança.

E como acontece o desenvolvimento destas funções?

Logo ao nascer o bebê tem o terço inferior da face menos desenvolvido, e é através do exercício presente no ato de sugar que a criança desenvolve toda essa região, principalmente a movimentação da mandíbula e a musculatura de língua e das bochechas, que são as primeiras a participar ativamente desse processo! Esse desenvolvimento continua ocorrendo durante os primeiros meses de vida do bebê, e aqui temos uma dica valiosa para as mamães que ofertam mamadeira: nunca devemos aumentar os furos das mamadeiras! Lembre-se, seu pequeno precisa se esforçar no ato de sugar para desenvolver as musculaturas envolvidas.

É também no período de amamentação que o seu bebê está aprendendo a coordenar uma das funções vitais mais importantes, a respiração! O fluxo respiratório nasal é incentivado durante os momentos de amamentação, influenciando o bebê a manter esse padrão respiratório correto, que auxilia em muitas outras habilidades no decorrer do desenvolvimento, uma boa respiração faz toda a diferença! 

E mais complexo ainda do que um bom padrão respiratório temos o estabelecimento da coordenação entre SUCÇÃO, RESPIRAÇÃO e DEGLUTIÇÃO! Você consegue imaginar como esse mecanismo é complexo?! Durante a amamentação o bebê está treinando e desenvolvendo essa coordenação que será imprescindível para todos os próximos passos do desenvolvimento alimentar.

E por último, e não menos importante, temos a relação da amamentação com a FALA! Você consegue imaginar o que essas duas funções que ocorrem em momentos diferentes da vida da criança têm em comum? Na verdade a sucção como primeira habilidade desenvolvida pelo bebê serve como treino para muitas outras habilidades importantes. Todo o fortalecimento da musculatura, como conversamos anteriormente, assim como a movimentação de lábios, língua, bochechas, mandíbula e também o auxílio para desenvolvimento do terço inferior da face e do correto posicionamento da erupção dentária promovidas pela amamentação tem impacto direto nas produções de fala da criança, afinal as musculaturas envolvidas são as mesmas! Nesse caso a amamentação serve com um treino intensivo para que a criança tenha competência mais tardiamente para produção correta de todos os sons da fala.

Espero que vocês tenham gostado das informações e entendido um pouco mais sobre a atuação da Fonoaudiologia com a amamentação/sucção e como essa função é de extrema importância para o desenvolvimento de tantas outras habilidades ao longo do crescimento da criança.

 Até o próximo post,

Jéssica Batista

Fonoaudióloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *