O Plano Educacional Individual (PEI) é definido como uma estratégia que estabelece um planejamento escolar individualizado, que contém as necessidades específicas do aluno, cuja avaliação e revisão são realizadas periodicamente.

Sabemos que todas as crianças têm o potencial de aprender, mas cada uma tem o seu tempo, seu ritmo e as suas necessidades. Por causa disso, nem todas as propostas pedagógicas alcançam todas as crianças da mesma forma e isso precisa ser olhado com carinho e empatia pelo professor.

Com uma proposta individualizada, o PEI se inicia com a escuta minuciosa dos pais e das crianças (quando maiores e verbais), além de uma avaliação inicial de repertório básico de aprendizagem, para compreender como anda o desempenho da criança. A partir disso, é construído um plano de desenvolvimento individual para que ela alcance pleno desenvolvimento escolar, com metas e objetivos específicos.

O PEI é um instrumento para o planejamento colaborativo entre a escola, a comunidade e a criança, deste modo, pensando nos contextos onde vão decorrer as aprendizagens, garantindo assim, o desenvolvimento da autonomia da criança.

Resumindo, o PEI é um documento onde planejamos e acompanhamos o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas, como TEA, TDAH, entre outros, levando em consideração as especificidades de cada um. Este instrumento deve conter as habilidades que o aluno possui e as que devem ser estimuladas (acadêmicas, de vida diária, motoras e sociais), os conteúdos que serão trabalhados com a criança, os objetivos que queremos alcançar em cada um deles, a metodologia (como fazer?), os recursos que iremos utilizar e o prazo para colocar em prática o que planejamos. Lembrando que o PEI vai ser usado tanto pela escola quanto pelo profissional da clínica que acompanha essa criança.

Para que isso ocorra, o professor de sala de aula precisa conhecer bem o seu aluno, então é necessária uma avaliação inicial para a criação do PEI. Assim como a avaliação inicial, a avaliação contínua também se torna um fator muito importante, para não dizer essencial, dentro desse processo, pois é ela que vai nos mostrar o que alcançamos ou não dentro do período de aplicação do plano e se é necessário reestruturá-lo. Na minha experiência o PEI deve ser revisto semestralmente, para analisar se os objetos estão sendo alcançados e consequentemente reestruturá-lo se houver necessidade.

Para a sua elaboração, os professores podem (e devem) contar com a participação dos profissionais externos que acompanham a criança (caso tenham).

Sendo assim, o PEI se torna indispensável, pois é ele que vai auxiliar o professor em sala de aula, norteando, para que ele possa desenvolver um trabalho de qualidade com o aluno e atingir o objetivo final, que é o seu pleno desenvolvimento em ambiente escolar.

Até a próxima,

Fernanda Andrade dos Santos

Neuropsicopedagoga

4 respostas

  1. Muito importante essa matéria.
    PEI – Plano Educacional Individual.
    Trabalhar com os alunos individualmente, faz uma grande diferença para o seu desenvolvimento.

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