A criança passa por vários períodos durante o desenvolvimento motor até que a criança se aproprie de um ato motor, ao caminhar, esse processo não é diferente. É uma fase que para os pais, pode gerar muitas dúvidas e uma das perguntas frequentes no consultório é: “Caminhar na ponta dos pés é normal?” 

A minha resposta para essa pergunta é sempre a mesma: Depende!

Depende de quanto tempo a criança está caminhando assim, depende do ambiente em que ela está inserida e depende se a criança tem alguma desordem motora pré-existente. Afinal, existem muitas variáveis que podem influenciar no desenvolvimento motor de uma criança. 

Nos primeiros dias em que a criança aprende a caminhar sem auxílio é normal sim que ela caminhe na ponta dos pés. Nesta fase, a criança ainda está em processo de maturação da marcha, está explorando o ambiente e ainda não tem propriedade para realizar aquele movimento, além disso, a criança também pode abrir os braços enquanto anda, rodar os pés para fora e afastar um pouco mais as pernas uma da outra como forma de adaptação para manter seu equilíbrio. 

Mas atenção: este é o único momento considerado normal para a criança caminhar dessa maneira. Depois de algum tempo a criança deve perder esse padrão e começar a caminhar com toda a parte de baixo do pé apoiada no chão. Se a criança continuar caminhando na ponta dos pés, precisamos ficar alerta e investigar por qual motivo a criança está fazendo isso. 

No texto de hoje, separei as principais  dúvidas e orientações que realizo diariamente sobre o tema. 

Todas as crianças devem caminhar na ponta dos pés? 

Não. Nem toda criança passa por essa fase quando está aprendendo a caminhar. 

Por que andar na ponta dos pés pode ser um problema?

Ficar muito tempo nessa posição pode causar encurtamento muscular da parte posterior na perna, o que dificulta ainda mais a criança voltar a caminhar tocando todo o pé no chão. 

Quais os motivos que fazem a criança caminhar assim?

O desenvolvimento de uma criança pode gerar muitas dúvidas e sempre que algo não sair como o esperado, devemos ficar atentos. Quando falamos em crianças que apresentam esse tipo de caminhada, devemos investigar, pois existem algumas condições que podem levar a criança a adotar essa postura. Vou listar a seguir, algumas possibilidades: 

  • Crianças que apresentam alguma alteração no sistema sensorial podem ter dificuldade de tocar toda a sola do pé no chão, pois não toleram essa sensação e das texturas que sentem ou então porque tem pouca sensibilidade nessa parte do pé.
  • Algumas deficiências como a Paralisia Cerebral (PC) podem causar prejuízos na musculatura ou na parte do cérebro que controla as funções motoras, por isso a criança com PC pode caminhar na ponta dos pés.
  • Doenças genéticas que promovem a degeneração progressiva da musculatura, como as distrofias musculares, podem fazer com que a criança adote esse padrão de marcha. 
  • Crianças dentro do Espectro Autista também podem apresentar esse tipo de marcha, devido às alterações sensoriais e às alterações no desenvolvimento motor. 

O que fazer se a criança continuar andando na ponta dos pés depois de um longo período?

Sempre que você tiver dúvida deve procurar um especialista, neste caso, um fisioterapeuta pode fazer a avaliação e se necessário fazer os devidos encaminhamentos e intervenções. 

Como é feito o tratamento dessa condição?

Geralmente os tratamentos são conservadores, ou seja, com algumas sessões de fisioterapia a criança deve aprender a realizar todas as fases do ciclo da marcha de forma correta e abandonar esse padrão de vez. 

Outro recurso que pode ser recomendado por médicos ou fisioterapeutas visando o tratamento dessa condição, é a utilização de calçados adequados e que favoreçam o desenvolvimento motor da criança. 

Em alguns casos mais graves é necessário realizar cirurgia para correção ou aplicação de toxina botulínica visando o relaxamento da musculatura envolvida. 

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida, procure um profissional capacitado para te orientar.  

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

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