O tempo está passando tão rápido que num piscar de olhos já estamos na metade do ano. É nesse momento, que muitos pais se dão conta de que as dificuldades escolares iniciais que seus pequenos estavam apresentando não desapareceram, apesar dos esforços feitos até aqui. E alguns questionamentos surgem, será que seu filho tem alguma alteração importante ou se é apenas a fase em que ele está passando, é da idade.

Você que é pai de uma criança que está apresentando dificuldades no processo de aprendizagem já se deparou com esses questionamentos? É sobre isso que desejamos conversar com você nesse post.

Dificuldades escolares

Toda a criança quando começa a ir para a escola pode passar por dificuldades em algum momento, dificuldades para resolver suas tarefas ou até mesmo se organizar diante das novas demandas escolares. 

Temos a tendência de pensar que estas dificuldades escolares sempre são algo grande, que envolve baixo rendimento ou estar associado a alguma condição (dislexia, déficit de atenção, alteração de processamento auditivo), mas este é um grande engano. Estas dificuldades escolares podem ser simples dificuldades de uma criança compreender seu código alfabético, dificuldades de realizar uma tarefa, dificuldades de entender o que um enunciado significa, entre outras questões, por ainda estar se acomodando com o novo momento em que começa a viver em um universo que não é mais o “infantil”.

E quando estas dificuldades aparecem podem ser propostos diferentes atividades de apoio pedagógico.

Atividades em grupo: uma possibilidade

Há muitas maneiras de se trabalhar com uma criança que apresenta dificuldades escolares: 1) ajudando a mesma a realizar tarefa, 2) fazer cópias, 3) ditados, 4) leituras, etc. Porém, atividades indiretas como brincadeiras com cantigas, rimas, atividades que relacionam a letra ao som e atividades que auxiliam na elaboração do pensamento para que a própria criança consiga  resolver suas próprias atividades também ajudam (e muito) no seu desenvolvimento.

Essas atividades são o pano de fundo para resolver dificuldades da criança tendo em vista que o foco não está na dificuldade em si, mas no que está por trás da mesma, podendo ser: 1) não apropriação do alfabeto, 2) desatenção, 3) vocabulário abaixo do esperado para a idade, 4) dificuldade de análise, entre outros.

Esse tipo de apoio leva a criança a desconstruir a forma como se relaciona com seus afazeres escolares, que nesse momento pode ser de sofrimento. 

Essas atividades podem ser realizada individualmente, porém quando realizadas em grupo fazem elas acontecerem de modo mais prazeroso e colocam a criança em contato com seus pares, as quais podem e devem auxiliar também no processo.

E como resolver essa questão?

Existem diferentes propostas denominadas “Apoio Pedagógico”, em que um profissional da área da pedagogia ajuda a criança a fazer tarefas individualmente. Normalmente o que se faz é reunir as crianças por faixa etária e que juntas fazem suas tarefas com o auxílio de um professor. Mas também existem as oficinas cuja proposta é um pouco diferente.

Existe outra proposta também que vamos chamar aqui de “Oficina”. Essa oficina se propõe a trabalhar com crianças que estão com dificuldade de aprendizagem através das atividades diretas, que são as mais comuns e trabalhando também as indiretas sendo mediadas por dois profissionais de áreas que se complementam: Fonoaudiologia e Psicopedagogia.

As atividades iniciais denominadas de “indiretas” levam as crianças a “aquecer” seu cérebro para que depois possam pensar elas mesmas nas suas tarefas e, sob pequena mediação, resolvê-las. 

Também nessa oficina as crianças serão levadas a estruturar sua forma de realizar as tarefas buscando uma autonomia progressiva. O foco é o trabalho conjunto de organização e planejamento cognitivo para resolução das atividades acadêmicas levando as crianças a vencerem suas dificuldades de aprendizagem inicial.

Você se interessou, mas não sabe onde encontrar esse trabalho? 

Aqui no Evolvere vamos realizar estas oficinas!

Para fazer parte é só se inscrever neste link e receber maiores informações de quando vamos começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.