O desenvolvimento da fala é um processo complexo. Para que a criança consiga falar, é preciso que ela tenha desenvolvido uma série de habilidades que são consideradas pré-requisitos para que ela venha a ter a fala propriamente dita. Para o fonoaudiólogo estas são habilidades muito estimuladas no dia a dia de terapias, levando sempre em mente que cada criança é única e terá o seu processo particular de desenvolvimento.

Dentre as habilidades consideradas está a intenção comunicativa. Para falar, é preciso que a criança queira se expressar, que ela veja sentido nisso. Ela precisa estar motivada e sentir-se bem em se comunicar com o outro, para que então ela chegue até o amiguinho, até a professora ou então até os pais.

O contato visual é fundamental. Ao ver o outro a criança passa a observar as suas ações, o posicionamento dos lábios, língua ao falar uma palavra, a imitar a ação do outro e a vê-lo como um possível parceiro de comunicação. A imitação, outra habilidade importante, pode ser tanto gestual, quando a criança imita ações, como danças, expressões faciais, ou então sonora, quando imita algum som expresso pelo adulto.

Antes da criança desenvolver comunicação verbal, é preciso também que ela esteja “craque” na comunicação não-verbal, ou seja, é preciso que ela aponte, faça gestos, para expressar o que deseja, como fazer o gesto de dar tchau, mandar beijo ou então chamar alguém.

A criança precisa ainda aprender a seguir comandos, isto é, seguir pequenas instruções como “guardar o brinquedo” ou “pegar a mochila”, demonstrando boa compreensão do que lhe foi falado. A compreensão verbal do que foi solicitado é importantíssima, pois antes de se expressar a criança precisa entender o que foi dito, dando respostas coerentes ao próximo e ao ambiente.

Por fim, a criança precisa desenvolver a atenção compartilhada e sustentada. O ato da criança conseguir manter sua atenção em uma tarefa e de dividir a atenção sobre algo com a outra pessoa demonstra interesse no que o outro tem a dizer e lhe ensinar e favorece o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

Vale ressaltar ainda que essas habilidades também contribuem para um melhor desempenho em outras áreas do desenvolvimento de uma criança, como o acadêmico, psicológico, motor e nutricional. Por isso, manter-se atento ao desenvolvimento dessas habilidades é muito importante. Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento comunicativo da sua criança ou observa sinais de atraso no desenvolvimento da linguagem e da fala no seu filho, não espere, procure um profissional fonoaudiólogo para auxiliar nas aquisições esperadas para a idade.

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *