O PEI é um programa de intervenção multidimensional, criado por professor – Reuven Feuerstein, trabalhado através de instrumentos práticos e um conjunto de ferramentas analítico-didáticas, através da interação e mediação entre o aprendiz, o estímulo e o mediador, cujo objetivo é aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.

O PEI se fundamenta na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada, que oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender de cada um, aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.

Ele é composto de 14 instrumentos sendo que cada um compreende uma série de 20 a 30 atividades com ordem crescente de complexidade.

O PEI é indicado tanto para o desenvolvimento cognitivo como para o resgate de funções que com a idade começam a apresentar declínio. Com a exposição as atividades do programa o aprendiz começa a experimentar uma nova maneira de se posicionar diante das dificuldades e obstáculos elevando com isso sua auto-estima.

Este programa se aplica a diferentes áreas tais como:

– Área educacional: podemos trabalhar com crianças do ensino-regular e nas salas de ensino educacional especializado.

– Área clínica: aplica-se a todas as crianças alfabetizadas que necessitam superar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, levando-as a uma melhor análise, programação e execução das atividades acadêmicas.

– Área empresarial: através das atividades do PEI leva-se a equipe a uma motivação intrínseca elevando assim a produtividade pessoal em prol da empresa.

O PEI tem como grande objetivo aumentar a eficiência mental, melhorando a qualidade de desempenho intelectual, através da:

– correção das funções cognitivas deficientes;

– ampliação de vocabulário;

– aumento da motivação intrínseca;

– criação de insight e pensamento reflexivo;

– motivação para resolução de tarefas;

– mudança de postura do indivíduo de um papel passivo para um papel ativo e criativo para as atividades a serem executadas no dia a dia.

Expor-se a experiência com as tarefas do programa certamente levará o indivíduo a um exercício de auto-conhecimento, aumento da eficiência cognitiva, melhoria na qualidade na execução das tarefas sejam elas relacionadas ao dia a dia ou as tarefas relacionadas ao trabalho a ser desempenhado por cada um na sua profissão.

 Espero ter despertado a curiosidade sobre o tema, em breve trago outras informações sobre este tema e sua relação com as funções mentais superiores.

Fabiane Klann Baptistoti

Fonoaudióloga

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