Trabalhar as emoções é fundamental desde a infância. Poucas pessoas conseguem compreender e lidar com elas quando se manifestam, em parte por ainda desconhecerem a sua importância para um desenvolvimento saudável, principalmente nas primeiras fases da vida, momentos em que são feitas várias conexões importantes e essenciais para a construção de adultos mais fortes em todas as áreas da vida.
As emoções são um aspecto fundamental do ser humano. Através da inteligência emocional, podemos compreender e lidar melhor com as situações que se manifestam diariamente em nossas vidas, assim como aprender com mais facilidade. As crianças que aprendem a identificar e expressar suas emoções desde novas podem se tornar mais conscientes das necessidades e sentimentos dos outros, através da empatia, por exemplo, se tornam capazes de aprender a se dar melhor com amigos, colegas e familiares.
Nos estudos atuais da Neurociência, como o artigo ‘Função Executiva e Desenvolvimento Emocional’, de M. Rosario Rueda e Pedro M. Paz-Alonso, foi demonstrado que, para o pleno desenvolvimento das crianças, além das habilidades cognitivas, devem ser desenvolvidas habilidades sócio-emocionais ou não cognitivas. As crianças lidam com muitas emoções no dia-a-dia. Elas sentem raiva, alegria, tristeza, frustração e reagem a esses sentimentos de diferentes maneiras, ficam excitadas, gritam, ficam com raiva e às vezes o fazem de forma inadequada. Podemos dizer que todas as emoções são constitutivas dos seres humanos. Sem elas, dificilmente teríamos evoluído ou sobrevivido até hoje.
A necessidade de saber identificar, reconhecer, entender e comunicar as emoções é um processo muito importante para o desenvolvimento saudável e integral das crianças. As emoções interferem na vida delas, mas, quando devidamente reconhecidas e nomeadas, além de percebidas entre elas mesmas e adultos, as auxiliam a se relacionar consigo mesmas e com os demais de maneira menos conflituosa.
As crianças aprendem a reconhecer e nomear emoções quando as experimentam no contexto dos relacionamentos, seja com os pais, amigos ou professores. Se as crianças não recebem este reconhecimento de forma saudável, elas são incapazes de administrar suas emoções de forma apropriada.
É importante que as crianças aprendam a reconhecer e experimentar suas próprias emoções, mas é igualmente importante que elas reconheçam as emoções dos outros. Isto ajuda as crianças a desenvolver empatia, e realmente compreender que todos sentem as coisas de maneira diferente.

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