Trabalhar com crianças auxiliando-as no seu desenvolvimento apresenta para todos os terapeutas diferentes desafios. Saber qual o melhor jogo e atividade para desenvolver a linguagem, qual a que promove mais interação verbal, são alguns dos desafios da rotina do fonoaudiólogo. Porém, não são somente esses os objetivos percorridos na terapia fonoaudiológica. 

Existem crianças que para além dos déficits na comunicação apresentam dificuldades de concentração, memória, percepção auditiva, percepção visual, entre outros. Diante desse panorama os terapeutas procuram por jogos e atividades que possam abraçar diferentes aspectos do desenvolvimento infantil tendo um olhar abrangente para a criança.

Quais os melhores jogos e atividades para crianças e para que servem?

Existem no mercado muitas opções de jogos com diferentes propostas de entretenimento. A seguir, listei algumas dicas sobre quais jogos não podem faltar no ambiente terapêutico e quais  habilidades desenvolvem na criança.

1- Desenho quadriculado: trata-se de um desenho feito em folha quadriculada que dá o modelo inicial e a criança deve continuar o desenvolvimento como se fosse um gráfico. Esse tipo de atividade auxilia na atenção visual, memória e coordenação motora.

2- Quebra-cabeça: é uma atividade que exige da criança muita concentração. Trabalha com o raciocínio lógico-dedutivo e faz a criança perceber detalhes a partir de um todo.

3- Dominó: este é um clássico no universo infantil. O dominó trabalha com conceito de igualdade, capacidade de planejamento estratégico e atenção.

4- Jogo da memória: para além do que se conhece, o jogo da memória não trabalha somente com a memória visual, trabalha também com a relação de posição, ou seja, localização e o conceito de igualdade.

5- Labirintos: os labirintos levam a criança a trabalhar a impulsividade, planejar qual o melhor caminho, desenvolver estratégia e concentração.

6- Jogos de adivinha: jogos como “O que é o que é?” são importantes para que a criança desenvolva a atenção auditiva, resgate informações da memória de longa duração e raciocínio.

7- Jogos dos erros: esse tipo de jogo para além do desenvolvimento da atenção visual exige da criança que ela consiga fazer transporte visual, o que na idade escolar será importante para que consiga realizar a cópia das atividades que estão no quadro para o caderno.

E as possibilidades não param por aí. Estas são apenas algumas dicas que podem ser usadas em terapia e adaptadas aos objetivos próprios de cada área.

Se você gostou do tema e tem alguma dica de jogos e atividades que podem nos ser útil, deixe nos comentários, terei o maior prazer de colocar nas minhas atividades terapêuticas diárias.

Até a próxima,

Fabiane Klann Baptistoti

Fonoaudióloga 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *