Queridas famílias,

Mais um ano letivo inicia e com eles várias angústias e perguntas vem à mente em relação a como será a adaptação das crianças, não é mesmo?

Em relação às crianças pequenas, vem as perguntas do gênero: “Como será que meu filho(a) vai reagir aos primeiros dias de aula? Será que vai chorar? Vai sentir minha falta?” Entre tantas outras que aparecem…

Já no caso das crianças maiores, a maioria dos questionamentos não são ligados a adaptação, afinal a maioria deles já estão habituados a rotina escolar e sim, em relação à demanda acadêmica e interação social, como: “Será que meu filho vai dar conta dos conteúdos? As amizades vão influenciar no rendimento escolar dele?”, etc.

Não esqueça que a inserção das crianças na Educação Infantil é um processo que deve ocorrer gradualmente. É indicado que nesse processo de adaptação a criança permaneça menos tempo na escola e que essa permanência vá aumentando aos poucos. Normalmente as escolas já tem um programa planejado dentro de cada faixa etária para isto. As escolas têm todo um manejo e planejamento para esse primeiro momento de acolhida do ano, respeitando cada indivíduo na sua singularidade e pensando em propostas motivadoras para inserir todos, sendo esse um momento de acolhida para as crianças e suas famílias, sendo criado um vínculo de extrema importância.

Não esqueça que cada adaptação é única, o que funciona para um, pode não funcionar para o outro, pois cada criança tem o seu tempo. Normalmente com a presença dos pais as crianças apresentam um comportamento e fora do alcance dos pais, outro. Nesse processo a postura do adulto de passar segurança faz muita diferença, mas lembre-se de respeitar o jeito de ser e tempo do seu filho. Aos poucos ele(a) vai descobrindo esse espaço, criando confiança e referência nos profissionais e colegas de sala. Ele(a) vai descobrir o mundo maravilhoso, mágico e cheio de aventuras que é estar na escola!

Para auxiliar nesse processo, listei algumas dicas que podem te ajudar no processo de voltas às aulas:

  • A criança funciona como uma esponja, se você estiver inseguro quando for deixá-la na escola, provável que ela absorverá isso. Não demonstre insegurança. Passe segurança para a criança;
  • Faça combinados com seu(sua) filho(a), nunca saia da escola escondido, confiança é a palavra-chave no momento!;
  • Demonstre interesse na rotina da criança. Se mostrar interessado pelo o que aconteceu na escola demonstra conexão com a criança e é importante para o desenvolvimento;
  • Aos maiores, estabeleça metas compartilhadas. É uma maneira excelente maneira de se sentir desafiado a alcançar os objetivos;
  • Crie junto à criança um cronograma semanal para melhor organização e autonomia nas tarefas;
  • Ajuste a rotina de sono para um melhor rendimento escolar;
  • Mantenha os momentos de lazer. Ainda que as férias tenham acabado, nada impede que você programe algo divertido para fazer com a criança durante a semana. Esses momentos são os principais ingredientes da motivação;
  • E por fim, seja positivo!

Qualquer dúvida ou receio nesse processo, procure os profissionais da escola do seu filho (a) ou um profissional capacitado para te ajudar.  

Até breve,

Fernanda Andrade dos Santos

Neuropsicopedagoga

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