O quadro de Rotina Visual é um recurso que tem como objetivo organizar e estruturar o dia-a-dia da criança, trazendo previsibilidade do que irá acontecer ao longo do dia, fator importante para crianças com autismo.

A rotina pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança e para a promoção do bem-estar. Não é apenas uma questão de disciplina, é essencial para a saúde. Criar uma rotina nada mais é do que fazer um planejamento de horários e colocá-lo em prática, de forma disciplinada para que aos poucos se torne algo natural para toda a família.

A rotina faz parte da vida de qualquer criança ou pessoa, e se tratando de crianças com TEA, é de fundamental importância o emprego do tempo, a sequência de ações, o plano e a rotina diária, a jornada de atividades e outros. Ou seja, ao visualizar sua rotina a criança tem a possibilidade de desenvolver habilidades de planejamento e organização que são fundamentais para sua independência e autonomia, sendo o apoio visual um facilitador para a aprendizagem, como o próprio nome sugere.

Crianças com autismo podem apresentar resistência à mudança de ambientes. Deste modo, uma rotina centrada na criança com TEA, possibilita avanços no campo social, cognitivo e flexibilidade no planejamento das atividades e pode trazer resultados muito positivos.

Quando o dia da criança é desorganizado, casos de ansiedade, estresse e irritabilidade podem ser muito comuns. A rotina traz uma organização para a vida diária, evita momentos de correria, ameniza casos de ansiedade e estresse infantil e possibilita que as crianças tenham uma percepção de tempo-espaço e assim se desenvolvam com mais autonomia.

Mas como se organiza um quadro de rotina?

Para montar a rotina, tire fotos de tudo o que a criança faz ao longo dos dias e faça cartões com essas imagens. Depois encontre um local na casa, na altura da criança e de fácil acesso para que ela possa ver e manipular sua rotina e fixe esses cartões com velcro ou ímã. Ensine a criança a usar a Rotina Visual, leve-a até a rotina, mostre, fale e aponte as imagens à medida que executa os movimentos e modele o que deseja que ela faça. Isso requer tempo e repetição. É importante perceber que os suportes visuais são utilizados para ajudar as crianças com autismo a compreender melhor. Eles ajudam elas a entender o que estamos dizendo a elas. Eles ajudam a compreender mais sobre o que está acontecendo em suas vidas.

Com o uso de suportes visuais, as crianças são capazes de demonstrar um comportamento mais adaptativo, habilidades sociais em suas situações de vida que podem ajudar profissionais, professores e as famílias nas etapas familiares.

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