O modelo ABC é uma ferramenta importante na análise de comportamentos e faz parte do dia a dia dos profissionais que trabalham com Análise do Comportamento Aplicada – ABA.

O modelo ABC vem do termo em inglês Antecedent-Behavior-Consequence (Antecedente-Comportamento-Consequência) e se baseia na ideia de que a maioria dos comportamentos que exibimos são aprendidos.

Esse modelo é uma forma de analisar os comportamentos e investigar suas funções. A partir dessa análise é possível, por exemplo, identificar quais os gatilhos de um comportamento-problema (como uma birra, por exemplo) e planejar estratégias e ferramentas que permitam que a criança aprenda um comportamento mais adaptativo (como comunicar aos pais que está cansado e deseja interromper uma atividade). Esse modelo é utilizado por profissionais especialistas em comportamento e desenvolvimento infantil, mas com orientação técnica adequada, os pais também podem e devem utilizar o modelo para compreender melhor o comportamento dos filhos e como realizar o manejo mais adequado em cada situação.

No modelo ABC temos três etapas a considerar: os (A) Antecedentes (ou Estímulo Discriminativo), que são as atitudes que antecedem determinados Comportamentos ou (B) Respostas, e o que acontece depois deles, que chamam de (C) Consequência (ou Reforçamento). Todo comportamento que se busca aumentar ou diminuir no repertório do indivíduo deve passar pela análise desses três elos:

Antecedente
O antecedente é uma situação ou evento que antecede um comportamento. Às vezes, é descrito como o “gatilho” para o comportamento que se segue. Exemplos: Uma mudança brusca na rotina, a presença de uma pessoa, uma mudança de ambiente e outros a serem considerados.
Os antecedentes podem ser manipulados para promover o comportamento desejado. Ao eliminar o antecedente pode –se eliminar o comportamento.

Comportamento
Um comportamento é qualquer ação que pode ser observada e contada ou cronometrada. Neste modelo, queremos definir comportamentos especificamente para que todos os que trabalham com crianças saibam o que está acontecendo quando observam a criança exibindo determinados comportamentos. Se engajar em uma brincadeira, escovar os dentes, pedir para ir ao banheiro, se jogar no chão quando chega a hora de ir para escola.

Consequência
A consequência é o resultado do comportamento, elemento importante a ser analisado, pois pode prolongar ou acabar com o mesmo. Algumas consequências são naturais, como ter atenção de um colega quando estiver brincando com ele. Outros são condutas negativas, analisar a consequência é útil a fim de entender o impacto do ocorrido. Os comportamentos são aprendidos ao longo dos anos, por observação de outros, imitação ou sendo ensinados diretamente. Consequências são eventos que ajudam a manter comportamentos; isto é, torne mais provável que o comportamento continue. Exemplo: às vezes os pais, sem clara intenção, estendem por muito tempo o comportamento problema, pois oferecem carinho, brinquedos, ou algo de preferência da criança tentando acalmar os filhos e essa atitude reforça a ação que eles pretendem eliminar.

Por isso, o aprendizado é muito importante, já que pode ajudar a diminuir comportamentos desafiadores da criança.

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