A área psicopedagógica é vista, enquanto atuação clínica, como o trabalho que identifica as dificuldades de aprendizagem e favorece o desenvolvimento das habilidades, nos diferentes aspectos, com um enfoque terapêutico. Por isso, ressalta-se que a psicopedagogia deve ter uma proposta de atuação compartilhada com outros profissionais a fim de observar, analisar, identificar e promover estratégias didático-pedagógicas que favoreçam o processo de desenvolvimento do paciente.
Nesse sentido, é de extrema importância que durante a avaliação psicopedagógica seja realizada a visita deste profissional à escola.

Mas afinal, qual a contribuição dessa visita?
É nesse momento de encontro com a equipe escolar (professores e/ou coordenadores) que o terapeuta conhece o ambiente educacional, compreende como a criança está inserida nele, realiza a entrevista e traça em conjunto as estratégias necessárias e a implementação delas na rotina da criança ou adolescente. É essencial uma conversa sobre a metodologia de ensino, sobre a adaptação curricular, propondo em conjunto as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem.
A partir disso, os objetivos desenvolvidos durante a sessão que ocorrem através de jogos, brincadeiras, experiências sensoriais e situações pedagógicas e cognitivas estão diretamente ligados às metas traçadas entre a escola e o terapeuta, visando uma organização e planejamento com base nas necessidades do paciente.
Nessa perspectiva, outro aspecto que merece destaque é o período de acompanhamento desse trabalho e a devolutiva na escola com as alternativas pedagógicas da criança. Tudo deve ser alinhado pensando nas demandas necessárias, de maneira que o aprendizado seja prazeroso e produtivo.
Vale ressaltar que o diálogo entre a tríade (família, escola e terapeuta) deve ser o mais claro possível, visando aprimorar a relação do paciente com o aprender, atuando de forma preventiva e pensando exclusivamente na evolução e progresso dele em todos os ambientes.

Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.