Ao chegar na clínica a criança passa por um processo de avaliação e posteriormente baseado nos achados, são estabelecidos os objetivos terapêuticos que serão estimulados até que a criança venha a adquirir aquelas habilidades.

Os objetivos definidos são alinhados com os pais e com toda a equipe que atende a criança, desde psicólogo, psicopedagogo, nutricionista, fisioterapeuta e demais profissionais envolvidos, para que todos estejam cientes e possam estimular sempre que possível as habilidades, potencializando a aquisição destas.

Um bom andamento terapêutico não se refere apenas ao atendimento clínico, mas também a participação de todos os ambientes no qual a criança está inserida, como por exemplo em casa e na escola, pois é neles que a criança permanece boa parte do seu tempo.

Para que os objetivos possam ser trabalhados também nestes ambientes são realizadas constantemente orientações parentais e escolares que visam passar informações adequadas, auxiliando na integração das três áreas ao processo terapêutico.

As orientações parentais, se referem às orientações repassadas constantemente aos pais durante o processo de intervenção de modo a auxiliá-los sobre a forma que podem estar impulsionando o desenvolvimento da criança em suas rotinas diárias. Os pais acabam se tornando integrantes desse processo, tendo em vista que na maioria das vezes é com a família que a criança permanece a maior parte do seu tempo.

Um estudo que teve como um dos objetivos verificar a interferência de orientações a mães sobre os processos de comunicação e de linguagem de crianças autistas apresentou resultados que retrataram que o procedimento de orientações sistematizadas, aliado ao processo de terapia de linguagem das crianças, trouxeram efeitos positivos para o desenvolvimento da criança.

Além disso, as orientações escolares também são muito importantes. Busca-se compreender como o paciente está inserido no ambiente, sua relação com os seus pares para que sejam passadas orientações que auxiliem no bem estar e convívio da criança no espaço, bem como favorecer sua evolução.

É preciso buscar entender a criança nos diferentes espaços. A integração das três áreas é realizada de modo a potencializar o desenvolvimento da criança e das habilidades necessárias, generalizando esse comportamento para todos os ambientes presentes no seu dia a dia.

Também é importante que se estabeleça esse vínculo para que todos os envolvidos se mantenham engajados e interessados no andamento do processo. Entrar em contato com a família, escola ou então com o profissional permitirá novas oportunidades e aprendizados para a criança.

Espero que tenha aproveitado a leitura,

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