A troca na fala é um processo comum durante o desenvolvimento da linguagem das crianças. Durante a aquisição da fala a criança pode omitir alguns sons, distorcer outros e até substituir um som por outro. Essas trocas, distorções e omissões são temporárias e à medida que a criança amadurece o seu repertório linguístico, elas desaparecem. Mas até que idade essas trocas podem ocorrer?

Primeiro é importante destacar que o desenvolvimento da linguagem pode variar de criança para criança. Algumas crianças podem superar as trocas na fala mais cedo, enquanto outras podem precisar de um tempo a mais para desenvolver habilidades de fala mais precisas. Entretanto, por volta dos 12 meses, quando a criança começa a falar as primeiras palavras, é comum que ela realize trocas, pois ela está em processo de aprendizagem, tentando dominar os sons da fala. À medida que ela vai crescendo e se desenvolvendo, vai refinando esses sons, até que ela atinja a capacidade de articular corretamente a maioria dos sons da fala.

As trocas na fala podem ocorrer através de substituições, omissões e distorções de sons. A criança pode substituir o som do C pelo som do T, por exemplo, falando TASA, TARRO, TOLA, dentre outras, para CASA, CARRO e COLA. Podem também omitir sons, como pronunciar ATO para a palavra GATO e OL para a palavra GOL, omitindo o som do G. Já nas distorções ocorre a produção de um som de maneira imprecisa, resultando em uma pronúncia distorcida da palavra, ou seja, o som é produzido incorretamente, mas não há substituição por outro som.

Vale ressaltar que algumas trocas na fala fazem parte do desenvolvimento da linguagem, sendo superadas à medida que a criança vai amadurecendo e dominando o repertório linguístico, enquanto outras podem indicar possíveis alterações no desenvolvimento da fala.

Algumas situações que exigem atenção dos pais são:
– Quando a criança realiza trocas de sons não relacionados, ou seja, quando ela substitui um som por outro que não tem uma relação fonética próxima. Por exemplo, a criança substitui o som do /k/ pelo som /m/ ou o som /p/ pelo som /x/. Essas trocas podem indicar dificuldades na coordenação dos músculos responsáveis pela fala, afetando a capacidade da criança de planejar e executar movimentos precisos necessários para articular corretamente os sons da fala;
– Quando a criança realiza trocas frequentes e persistentes após os 5 anos de idade;
– Quando a fala da criança é difícil de ser compreendida pelos outros, devido à inúmeras trocas.

Nesses casos é necessário buscar ajuda de um fonoaudiólogo para avaliar a necessidade de intervenção e auxiliar no desenvolvimento adequado da fala.

É fundamental entender que as trocas na fala fazem parte do desenvolvimento da linguagem, sendo superadas à medida que a criança amadurece. Os pais/responsáveis precisam estar atentos aos padrões de trocas na fala, para que possam diferenciar entre aquelas que são esperadas em determinadas idades e aquelas que podem indicar possíveis alterações de fala ou linguagem. Em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, procure um fonoaudiólogo.

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