Hoje venho compartilhar informações essenciais sobre as dificuldades motoras que algumas crianças podem enfrentar, mas que são negligenciadas, pois acredita-se que “é só uma fase” ou que “vai passar”. Trata-se de um assunto relevante para todos nós, profissionais da saúde, professores e pais e que pode causar um impacto gigante no desenvolvimento da criança com dificuldade em seu desenvolvimento motor.

Como estar atento aos sinais de alerta?

O primeiro passo para que essas dificuldades, atrasos ou alterações motoras sejam identificadas é observar a criança. Notar se há dificuldades durante as brincadeiras, durante a escrita, se apresenta dificuldade na coordenação das mãos, na manipulação de objetos e no equilíbrio.

É fundamental identificar possíveis sinais e as dificuldades da criança, pois as alterações motoras sutis podem impactar o desempenho escolar de diferentes formas. Desde tarefas como escrever e recortar, até a participação em atividades físicas, essas habilidades motoras influenciam o dia a dia da criança na escola.

Além disso, a autoestima e a interação social também são afetadas. Crianças que enfrentam desafios motores podem se sentir inseguras e evitar atividades com os colegas, o que pode levar ao isolamento social.

Algumas das dificuldade que você pode observar e deve encaminhar para avaliação da fisioterapia:

  • Postura ruim, desalinhada ou “torta”. As crianças com alteração muscular tendem a buscar locais onde possam ficar encostadas ou até mesmo ficam deitadas em cima da mesa, pois o músculo é muito fraco para manter uma postura adequada durante todo o período que deve ficar dentro de sala de aula;
  • Fazer muita força para escrever ou não ter força o suficiente para ter uma letra legível durante a escrita. Além disso, costumam reclamar de cansaço ou ficam distraídos e não conseguem escrever muitas páginas;
  • Ter dificuldade para usar as duas mãos ao recortar, ou para desenhar em uma folha enquanto segura com a outra mão. essa integração bilateral das duas mãos pode estar ausente em crianças com alterações motoras;
  • Durante a educação física não conseguir participar das atividades conforme o grupo ou ter preferência sempre por brincadeiras que não precisam de tantos movimentos corporais.

Qual o papel dos pais e dos professores?

Tanto os pais quanto os professores devem estar atentos à criança e observar seu comportamento durante as atividades cotidianas. Notar se há dificuldades em tarefas como escrever, recortar, correr ou participar de brincadeiras físicas é essencial para identificar possíveis dificuldades motoras.

Os pais e os professores devem manter uma comunicação aberta e franca sobre o desenvolvimento da criança. Trocar informações e compartilhar observações pode ajudar a compreender melhor o quadro geral e oferecer o suporte necessário.

Ao identificar alguma dificuldade motora, é importante que pais e professores trabalhem em parceria para buscar soluções. Conversar com especialistas em fisioterapia pediátrica e outros profissionais de saúde pode ser fundamental para entender as necessidades da criança e planejar uma intervenção adequada.

O papel dos pais e dos professores é de extrema importância ao notar que a criança apresenta alguma dificuldade motora. Trabalhando em conjunto, eles podem desempenhar um papel fundamental para garantir que a criança receba o apoio adequado e supere esses desafios.

A intervenção precoce é fundamental para garantir o melhor resultado possível. Quanto mais cedo a dificuldade for identificada e abordada, maiores são as chances de a criança superar os desafios e desenvolver suas habilidades motoras.

Se você notar qualquer sinal de preocupação, não hesite em procurar um fisioterapeuta pediátrico. É através de um trabalho em equipe que podemos criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo. A colaboração interdisciplinar é a chave para garantir que cada criança receba o suporte necessário para superar desafios e desenvolver todo o seu potencial.

Até a próxima,

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