Estamos publicando uma sequência de textos falando sobre o desenvolvimento motor típico, esperado para cada faixa etária. Se você ainda não leu os textos anteriores, clique aqui.

Hoje abordaremos os marcos do desenvolvimento motor de crianças com idade entre 12 e 24 meses.

Nesta fase a criança já adquiriu certa independência e sente vontade de realizar as atividades, sem auxílio de outra pessoa. É uma faixa etária de grande aquisição e aperfeiçoamento de experiências motoras.

Mas tenha cuidado! Retire do ambiente objetos que possam causar acidentes. O uso do andador não é recomendado, pois além de restringir a movimentação natural da criança, diante de tapetes e escadas pode resultar em acidentes.

Vamos à lista dos marcos esperados para essa fase:

De 12 a 15 meses: A criança fica em pé segurando em apoio, anda sem ajuda (ainda com base alargada para manter equilíbrio) agacha para pegar objetos no chão,  segura uma colher, sobe e desce escada com quatro apoios (engatinhando) e fica de pé sobre uma perna com ajuda.

De 15 a 18 meses: É capaz de caminhar para trás e para os lados, subirem móveis, ficar nas pontas dos pés, de realizar atividades como empilhar blocos e colocar objetos em recipientes com facilidade ou virar páginas de um livro ou revistas (ainda várias páginas ao mesmo tempo).

De 18 a 24 meses: Desenvolve a habilidade de correr, subir e descer escadas com ou sem apoio (com ajuda de alguém), subir e descer de móveis (como o sofá, por exemplo) com facilidade, realiza atividades de vida diária, como tentar comer ou desamarrar os sapatos sozinhos, apresenta bom equilíbrio quando está de pé e brincadeiras como pular com os dois pés e chutar uma bola já são realizadas sem dificuldades.

Vale ressaltar que podem existir variações entre os marcos de desenvolvimento e a idade em que a criança realiza a atividade esperada.

Em caso de dúvidas, procure um fisioterapeuta ou pediatra.

No próximo texto falaremos sobre os marcos motores de crianças de 02 a 03 anos de vida.

Até lá!

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.