O período de férias escolares pode ser um momento muito divertido para reunir toda a  família e aproveitar esse momento com brincadeiras e jogos coletivos. 

Hoje eu vim aqui dar dicas sobre como aproveitar esses momentos com atividades que envolvam todo o corpo. 

Estimular o desenvolvimento motor de forma mais ampla ajuda também no desenvolvimento cognitivo.

Em outros momento já falamos aqui no blog sobre as atividades sensoriais que podem ser realizadas em casa (relembre aqui) e também sobre atividades para serem realizadas em momentos de lazer da família (confira aqui).

Você pode aproveitar todas as dicas e criar suas próprias brincadeiras. O importante é manter a diversão. 

Então vamos lá:

Você já parou para pensar que brincadeiras simples que realizamos na praia, como construir castelos de areia, são atividades que trabalham os músculos de forma global?

É uma ótima opção para entreter a garotada e ainda estimular o desenvolvimento motor. Ao manusear a areia e desenhar o castelo, geralmente são os músculos do antebraço e da mão que mais trabalham, envolvendo assim, questões relacionadas à motricidade fina mas se pensarmos em decorar o castelo com conchas que ficam na beira do mar, quando a criança se abaixa para pegar essas conchinhas, os músculos da perna também trabalham, ou seja, uma brincadeira simples para mexer todo o corpo. 

Outra brincadeira interessante e popularmente conhecida como a corrida do ovo na colher, pode ser adaptada e ficar ainda mais desafiadora. Primeiro podemos substituir o ovo por bolas de diferentes tamanhos e pesos. Depois experimente segurar a colher com a mão ao invés de segurar com a boca, assim você pode repetir a brincadeira e trocar a mão com que a criança está segurando a colher. Você ainda pode traçar uma linha no chão, com fita adesiva colorida ou se estiver em ambientes externos pode desenhar no próprio chão, e a criança precisar andar sobre a linha.

Com essas adaptações você consegue movimentar o corpo inteiro e ainda estimular a parte cognitiva. 

Ao segurar a colher você está trabalhando os músculos do braço, ao andar em cima da linha você está trabalhando o equilíbrio e para realizar a atividade você está trabalhando concentração. 

Além disso, brincadeiras com bolas, pular cordas, andar de bicicleta ou até mesmo uma simples caminhada em parques e trilhas são sempre uma boa escolha. 

Já em dias de chuva ou para quem não tem muito espaço, uma forma simples e prática de estimular o movimento corporal é com balões e bexigas. Jogar o balão sem deixar cair no chão, seja com os pés ou mãos ou pendurado em uma corda para que a criança possa tentar estourar traz praticidade e diversão, seja brincando sozinho ou com os amigos. 

Apenas tenha cuidado para que após estourar a criança ou animais de estimação não coloquem o resto do balão na boca, pois gera risco da criança engasgar, caso tente engolir. 

Outra alternativa para quem não tem muito tempo para brincar na rua são as versões Wii e Kinect dos videogames que oferecem formas mais ativas de brincar.

Vale sempre estar atento para os risco do sedentarismo infantil (saiba mais), portanto, aproveite as férias estimulando o movimento corporal e você ainda pode aproveitar esse tempo para promover momentos em família. 

Use a criatividade e divirta-se.

Até logo, 

Grazielle Muniz Gobetti

Fisioterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.