Para que o processo de alfabetização ocorra de forma eficaz e diminuir os atrasos referentes ao desenvolvimento da aprendizagem, devemos investigar e intervir precocemente nas crianças, destacando a importância da relação entre a fonoaudiologia e a educação, onde ambas desempenham papéis importantes e devem caminhar juntas neste processo.

O Fonoaudiólogo em sua prática clínica, também realiza a avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações na área de linguagem escrita e na leitura. Essas alterações podem ser divididas em dificuldades e transtornos de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem ocorre secundária a uma condição, que pode ser física, intelectual, cultural, social, econômica, pedagógica e emocional, já no transtorno da aprendizagem a criança falha no processo de aprendizagem porque tem uma condição de ordem funcional, uma disfunção neurológica.

Vale ressaltar que mesmo as crianças que não apresentam dificuldades referentes à aprendizagem é importante estimular e intervir quando necessário. Portanto, para que este processo ocorra, a criança precisa dominar várias habilidades importantes para o desenvolvimento, tais como: vocabulário, nomeação automática rápida, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica. Além disso, é fundamental que a parte neurológica esteja íntegra e tenha atingido a devida maturação cognitiva.

Para além das habilidades descritas acima, existe uma condição necessária para a escrita da língua, que nada mais é que o conhecimento do sistema alfabético, reconhecendo também que na língua portuguesa ao mesmo tempo que há uma relação entre as letras e os sons da fala, existem muitas variações, gerando confusão no momento da leitura e da escrita. Cada letra de forma isolada, ou seja, sozinha, possuem um som sem significado, que chamamos de fonemas. A criança deve entender essa relação entre a língua falada e a escrita para desempenhar com sucesso a correspondência grafo-fonêmica.

  • Abordaremos agora as habilidades importantes para o sucesso no desenvolvimento do processo de alfabetização:
  • Vocabulário: São as palavras que usamos oralmente para se comunicar. Ele se relaciona diretamente com a fluência na leitura, um contribui para o bom desempenho do outro. Ele também pode ser dividido em receptivo – referentes à compreensão e expressivo – que se refere às palavras faladas.
  • Nomeação Automática Rápida (RAN): Está associada à velocidade de acesso ao léxico mental, ou seja, é a parte da memória semântica que busca a correspondência entre uma palavra e seu significado.
  • Consciência fonológica: É a habilidade de refletir sobre a estrutura da fala e diz respeito à habilidades progressivas capazes de identificar, manipular e segmentar os sons. Ela auxilia no estabelecimento da relação letra-som e desempenha um importante papel no desenvolvimento da leitura e escrita.
  • Memória de trabalho fonológica: é referida como um sistema que retêm e manipula temporariamente as informações que podem ser mantidas somente pela repetição ou pela transferência à memória de longo prazo.

A intervenção precoce favorece a criança oferecendo a ela ganhos que irão refletir no seu desempenho escolar. Para o sucesso no processo de aquisição da leitura e da escrita é necessário o desenvolvimento das habilidades descritas acima, para que a criança consiga refletir sobre a própria língua, com isso, atividades voltadas para a estimulação destas habilidades devem ser realizadas através de jogos e brincadeiras.

Quando estas habilidades não se desenvolvem de maneira adequada, muitas crianças perdem o interesse pela escola, agravando as dificuldades de aprendizagem. Pais e/ou profissionais que atuam com crianças, caso identifiquem que a criança não está progredindo, não demonstra interesse pelos conteúdos ou se sente insegura, procurem um fonoaudiólogo especializado para realizar uma avaliação e acompanhamento.

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