Você já se perguntou o que faz com que sua mente consiga gerenciar tantas informações ao mesmo tempo? Fazer tantas conexões de conteúdos novos com coisas que você aprendeu a muito tempo? Essas habilidades tão importantes no nosso dia a dia acontecem graças a memória de trabalho!

De modo geral, memória de trabalho (também chamada de memória operacional),  é uma função cognitiva que nos oferece a capacidade de guardar e gerenciar informações em mente de forma temporária e limitada. Toda vez que estamos pensando sobre algo e manipulando esta informação, a memória de trabalho relaciona este conteúdo com outras funções cognitivas (como a memória de longo prazo, linguagem, etc) para que seja possível dar significado a ele e assim direcioná-lo da forma correta. Imagine um hardware de um computador, certo? Então, é mais ou menos assim que a nossa memória de trabalho funciona!

A memória de trabalho é entendida como um dos principais processos cognitivos que fazem parte das tão comentadas funções executivas, das quais já comentamos aqui no blog, mas hoje falaremos um pouquinho mais sobre ela, especificamente. 

O que a memória de trabalho faz?

  A memória de trabalho é a principal responsável por atividades que executamos todos os dias como fazer um cálculo mental, reordenar itens, relacionar diferentes aspectos, como ideias e fatos para a resolução de um problema, memorizar rapidamente uma informação útil para aquele momento (como por exemplo um número de telefone) e contribui significativamente no processo de leitura e compreensão de textos. Os lobos frontais do cérebro são responsável pela memória de trabalho, e também responsáveis por manter o foco e a concentração. Todas essas habilidades estão interligadas e funcionam de maneira conjunta! Isto mesmo: nada em nosso cérebro é desconectado, mesmo que tenhamos funções cognitivas com finalidades diferentes, todas elas sempre funcionam juntas. Por este motivo que a memória operacional tem esse papel de “gerenciadora” digamos assim, associando e recrutando informações que precisam ser utilizadas em dado momento,  com outras partes do nosso cérebro. 

 Considerando isto, a memória de trabalho ajuda as crianças a se lembrarem em quê precisam prestar atenção. Por exemplo, diante de um desafio, a criança precisa da memória de trabalho não só para encontrar a solução, mas também para se concentrar em todas as etapas que tem de percorrer até chegar a ela. Já quando  apresenta uma falha no funcionamento da memória de trabalho,  costuma ter mais dificuldades em manipular todas as informações necessárias em mente para encontrar a solução, bem como se distrai com muito mais facilidade durante a execução da atividade. 

O que pode interferir no funcionamento adequado da memória de trabalho?

O “mal funcionamento” da memória de trabalho pode ocorrer por muitos aspectos, desde alterações no neurodesenvolvimento até transtornos mentais em diferentes níveis de severidade. Porém algumas falhas na memória operacional em nosso cotidiano podem acontecer  pelo excesso de informações que nos rodeia e que disputam todos ao mesmo tempo pela nossa atenção: o uso o de smarthphones, os diversos afazeres do dia-a-dia, preocupações, ansiedade, estresse e dentre outros conteúdos sobrecarregam nossa memória de trabalho, causando cansaço mental e alguns “deslizes” sem intenção.  Por exemplo, já ocorreu com você de sair de um cômodo da casa para o outro procurando algo,  e ao chegar lá, já se esqueceu do que procurava? Sair de casa e não se lembrar mais se trancou as portas? Esquecer onde colocou um objeto que estava a pouco tempo segurando? Esta é sua memória de trabalho cometendo um deslize e demonstrando sobrecarga!

Como buscar ajuda?

Como discutimos, são vários os motivos pelo qual a memória de trabalho pode apresentar déficits em seu funcionamento, levando desde a pequenas falhas ocasionadas por lapsos de atenção, como também, dificuldades mais graves em concentrar-se em atividades mais complexas, compreender instruções, fazer atividades sequenciais e dentre outros impasses que prejudicam o processo de aprendizagem. Nestes casos o serviço de psicologia e/ou neuropsicologia são os recomendados, visto que farão uma avaliação dos motivos pelos quais a memória de trabalho está em prejuízo, buscando a partir dos resultados, a forma de intervenção mais adequada para cada caso.

Concluímos então que é de suma importância estimular essa função cognitiva, visto que seu bom funcionamento é indispensável para que o indivíduo possa aprender e lidar com as demandas cotidianas. Mas lembre-se: nos tempos atuais é necessário ter cautela, principalmente com as crianças, para que este excesso de informações,  principalmente as advindas do uso das telas,   não cause ou agrave prejuízos já existentes. 

Até o próximo post!

Olivia Entrebato Kruger 

Psicóloga

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