Basta pegar o seu celular, acessar a internet e num rolar de dedos, em questão de segundos, você verá muitas pessoas comentando e postando sobre atividades ou exercícios físicos. Mas o que poucas pessoas sabem é que existe uma diferença importante entre os termos atividade física e exercício físico.

A atividade física

Atividade física é toda e qualquer movimentação corporal independente da intensidade sem a finalidade específica de aprimoramento da aptidão física.

Por exemplo, podemos chamar de atividade física uma simples caminhada com o cachorro, a limpeza da casa, descer as escadas do prédio, brincar com o filho no parquinho ou cuidar do jardim, ou seja, atividades comuns do cotidiano.

O exercício físico

Já o exercício físico requer realização de exercícios programados, repetidos, sistematizados, planejados, com objetivo de melhorar o condicionamento físico. Aqui entram todos os esportes, como por exemplo, dança, musculação, natação, corrida, jogos esportivos e etc.

E quais as principais características de cada um?

A Atividade Física se caracteriza pela relação que cada indivíduo tem com o seu meio e o seu estilo de vida. No entanto, quando automatizamos nossas rotinas com excesso de controles remotos e telefones sem fios, uso de carro em todos os momentos e evitamos a qualquer custo diferentes tipos de esforço, com certeza teremos prejuízos na nossa saúde. Além do que, em longo prazo, aparecerão malefícios ao nosso organismo como o aumento de peso e o sedentarismo.

Em contrapartida, o exercício físico serve para melhorar e fortalecer o corpo como um todo, e por isso deve ser praticado de forma contínua, regular e preferencialmente com intensidade moderada para que seus benefícios sejam melhores sentidos em seu organismo.

Dependendo do exercício escolhido podemos obter melhorias como força muscular, aumento da capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial, prevenção de doenças cardiovasculares, além do auxílio na manutenção do peso corporal.

É importante combinar os dois tipos

Ambos são importantes para a promoção da saúde como um todo, ou seja, no controle do estresse, na prevenção de doenças, no controle de peso corporal e muito mais.

Para tornar-se mais ativo e alcançar esses benefícios é necessário cerca de 2h 30 minutos de atividade física por semana de forma contínua ou intercalada (30 minutos por dia), de intensidade moderada.

Com o auxílio de um profissional você poderá obter um resultado mais específico e rápido, mas você também pode se tornar ativo de maneira autônoma, o que importa é que você  comece!. Não existe diferença para a sua saúde se você anda meia hora de bicicleta ou passeia com seu cachorro. Desde que seja prazeroso e contínuo a atividade está valendo. Fuja do sedentarismo!

Até a próxima,

Claudia M. G. Benedet

Educadora Física e Personal Trainer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *